Estudante da Unipac Lafaiete participa de capacitação do Grupo de Resgate de Animais em Desastre

Lívia Alice é aluna do 8º período do curso de Medicina Veterinária

No mês de setembro, a aluna Lívia Alice da Silva, do 8º período do curso de Medicina Veterinária da Unipac Lafaiete, foi selecionada para participar da capacitação do Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD).

A estudante foi selecionada dentre quase 400 inscritos para participar da capacitação teórica e prática, respectivamente realizadas em setembro. A parte teórica foi realizada de forma on-line e a prática em Conselheiro Lafaiete, onde pode vivenciar o que aprendeu nas aulas.

“Foi uma experiência ímpar, na qual eu pude perceber que atuar em desastres não adianta apenas abraçar a causa é necessário técnica, comunicação, planejamento, trabalho em equipe, inteligência emocional e preparo físico, uma vez que durante a capacitação enfrentamos diversos cenários e frente a eles precisávamos decidir a conduta e agir em tempo hábil”, comentou a aluna.

Durante a capacitação, Lívia e os outros participantes receberam treinamento para atuar nos diversos cenários, no qual aprenderam técnicas de içamento de grandes animais, logística, posto de comando, condutas de uma evacuação, combate ao incêndio florestal, resgate em deslocamento de massa, resgate em áreas queimadas, resgate de animais silvestres, resgate aquático e técnicas de primeiros socorros a vítimas humanas.

“Saio dessa capacitação com uma bagagem de conhecimento imensa e com a certeza de que estou no lugar certo. Gostaria de agradecer ao GRAD, não podendo esquecer da nossa Fundadora Carla Sassi, por todo zelo em ter preparado essa capacitação, possibilitando uma vivência bem próxima à realidade em desastres e por todo ensinamento passado. Também, quero a todos os docentes da UNIPAC, em especial à professora Mayra Zertolini por ter me incentivado a fazer a inscrição e ter me dado todo apoio e à coordenadora Ivana Siqueira, por apoiar e possibilitar minha ida ao treinamento”, finalizou Lívia.

Fotos: Henrique Pimentel e Cezar Silva