Notícias UNIPAC

Professor do curso de Educação Física da UNIPAC Lafaiete vence campeonato de fisiculturismo

Professor Bruno Magalhães de Castro, do curso de Educação Física da UNIPAC Lafaiete

O docente conta como foi sua preparação durante a pandemia e a importância da atividade física 

Nesta semana foi celebrado o Dia Mundial da Atividade Física e, coincidentemente, o professor Bruno Magalhães de Castro, do curso de Educação Física da UNIPAC Lafaiete, venceu o campeonato de fisiculturismo Classic Contest Goiânia, no último domingo (4). 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física é definida como qualquer movimento corporal que requer gasto de energia e o fisiculturismo é um esporte que vem se destacando nos últimos tempos. Além de todo o treinamento físico é necessário preparar o psicológico também. 

“O fisiculturista vive em preparação. É um esporte de 24h por dia, todos os dias da semana. Então, nunca parei de treinar ou seguir dieta. Com as academias fechadas, tive que dar continuidade aos treinos de maneira alternativa, utilizando o peso do corpo e elásticos para criar a sobrecarga necessária para o desenvolvimento muscular. Sem dúvida, treinar em casa durante a pandemia e ainda obter resultados significativos a ponto de me colocar entre os melhores da categoria foi um desafio ainda maior”, destacou o professor Bruno. 

Bruno iniciou sua preparação no esporte no ano de 2018 em Conselheiro Lafaiete e já praticava musculação há aproximadamente 12 anos. Ele explica que os interessados em começar no esporte precisam seguir alguns passos: “procurar um treinador ou profissional da área, dedicar 100% aos treinos e à dieta. O fisiculturismo não é um esporte no qual os resultados vêm de forma rápida, requer tempo e disciplina”, explica o professor. 

Além de praticar o esporte, o docente divide seu tempo entre os estudos e o trabalho. Há três anos, aproximadamente, Bruno leciona as disciplinas de musculação, treinamento personalizado e nutrição esportiva para os alunos do 7° período de Educação Física da UNIPAC Lafaiete. “As áreas de estudo da educação física, cinesiologia, anatomia, fisiologia, biomecânica, treinamento esportivo, musculação, nutrição esportiva, entre outras, dão base científica para as estratégias de preparação do atleta. E os conceitos de treino utilizados por atletas e treinadores de fisiculturismo auxiliam na prática do profissional de educação física com praticantes que buscam resultados estéticos, correções posturais e de assimetrias musculares”, reforçou. 

Estudos dizem que ter uma vida saudável e realizar a prática de exercícios é primordial para viver longos anos. “Como professor e amante do exercício físico eu sempre vi a importância de se adotar hábitos de vida saudáveis, comer bem e praticar atividade física com regularidade. Contudo, agora, durante a pandemia, essa importância fica ainda mais clara. Vemos que indivíduos fisicamente ativos são menos susceptíveis às complicações da COVID-19 e por causa do lockdown a atuação do profissional de educação física passou a ser primordial com os treinos em casa”, conclui. 

O professor Bruno Magalhães é professor universitário, doutorando em Educação Física, mestre em Saúde e nutrição, pesquisador na área de musculação, treinamento de força em academias e fisiculturismo. Revisor das revistas científicas, RBCM e JAMMRPersonal Trainer da diretoria e superintendência da CAIXA e Ministério da Fazenda, em Brasília. 


Política de Privacidade | Política de Cookies