Notícias UNIPAC

Professores da UNIPAC Itabirito apresentam pesquisa sobre erosão constitucional em congresso internacional

Os professores José Carlos Henriques e Ramon Mapa da Silva, do curso de Direito da UNIPAC Itabirito, tiveram a oportunidade de participar do IV Congreso Internacional de Política y Globalización, realizado em 2022 pela Universidad Libre de Bogotá, na Colômbia. Dentro do eixo de pesquisa dedicado às discussões sobre constitucionalismo democrático, os professores apresentaram um trabalho que abordava a teoria da erosão constitucional, um fenômeno preocupante que tem afetado praticamente todas as constituições da América Latina.

A pesquisa, ainda em estágio inicial, resultou em um texto intitulado “Propuesta de una teoría de la erosión constitucional”, que acaba de ser publicado como capítulo de livro no segundo volume dos anais do Congreso. O livro, intitulado “Desafios Políticos y Jurídicos para conflitos actuales”, foi organizado pelos professores Jaime Alberto Ángel Álvarez e Diego Alfredo Pérez Rivas. O texto estabelece os principais fundamentos teóricos para a elaboração de uma teoria da erosão constitucional, abordando eventos desse fenômeno ocorridos no Brasil na última década.

O trabalho dos professores despertou interesse e reconhecimento, o que resultou em um convite para participar da quinta edição do congresso, programada para ocorrer em Bogotá no mês de outubro. Essa nova oportunidade permitirá que os professores compartilhem seus avanços na pesquisa e contribuam para as discussões sobre a erosão constitucional, promovendo uma reflexão mais aprofundada sobre esse tema.

“A participação no congresso foi uma experiência enriquecedora e pudemos destacar a importância da pesquisa acadêmica e do intercâmbio de conhecimentos em um cenário internacional. A UNIPAC, por sua vez, demonstra seu compromisso com a excelência acadêmica e o estímulo à produção científica dos seus docentes”, disse o coordenador do curso, professor José Carlos Henriques.


Política de Privacidade | Política de Cookies