Ensino médio em escola privada dá vantagem

Pesquisa foi divulgada no site do “O Globo”, na quarta-feira, dia 05

Com relação às chances de acesso à universidade, leva vantagem quem se forma em escola privada. De acordo com a pesquisa, de cada dez adolescentes que concluem o ensino médio em escola particular, entram no ensino superior. Entre os estudantes que se formaram na rede pública, essa relação cai para menos de 4 (3,6).

– Pessoas de nível socioeconômico mais alto tendem a ter um maior grau de escolarização e, quase metade do desempenho educacional de uma pessoa pode ser explicado pelo dos pais. São essas pessoas que, majoritariamente, frequentam escolas privadas. Além disso, os pobres geralmente estão inseridos num contexto de violência, perdem dias de aula por conta de tiroteios nas comunidades onde moram, e em escolas com problemas de infraestrutura e qualidade dos professores.

Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, diz que, com a política de cotas (socioeconômicas e raciais) a tendência, com o passar dos anos, é essa diferença diminuir. Os números divulgados pelo IBGE, por meio da Síntese, mostram que, de 2009 a 2016 a proporção de matrículas por cotas no ensino superior público mais do que triplicou. Em 2009 representavam 1,5% do total de inscritos. Esse percentual subiu para 5,2% sete anos depois.

Fonte: O Globo

Grupo UNIPAC retoma atividades do Colégio Aplicação

Escola já foi referência em formar e aprovar alunos para os principais vestibulares do País

A Escola foi fundada em 1970, no bairro São José, em Barbacena. O Colégio era uma referência na área de Ensino Médio na cidade e região, na formação e aprovação de alunos para os principais vestibulares do País. Atualmente, diversos egressos do Colégio Aplicação são profissionais bem sucedidos no mercado de trabalho, dada a qualidade do ensino que era oferecido na instituição e, que agora, está sendo retomado.

O Colégio Aplicação vai funcionar na rua Dr. Cláudio, nº 219, no bairro Boa Morte, com fácil localização e área de estacionamento. Para 2019, o Aplicação oferecerá turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e poderá ser transferido para uma nova sede que está sendo construída pela UNIPAC, no bairro Santa Tereza.

De acordo com a professora Andréia Gusmão – diretora do Colégio, a instituição vai oferecer preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Programa de Ingresso Seletivo Misto, da Universidade Federal de Juiz de Fora (PISM- UFJF). “A partir de metodologias ativas, esta nova etapa do Aplicação, disponibilizará aos alunos uma educação atualizada, para exames nacionais e para a vida. Nossos professores são os mais renomados em suas áreas, de toda a região. Por isso, pais e alunos só têm a ganhar”, afirmou.

O material didático do Aplicação será da Editora FTD – Coleção 360 GRAUS TURBO. A FDT é uma editora de livros que está no mercado há 110 anos e é a metodologia de ensino dos principais colégios do Brasil, como Santo Agostinho (Belo Horizonte), Colégio Nazaré (Conselheiro Lafaiete) e Santa Catarina e Santos Anjos (Juiz de Fora). É considerada a mais completa editora de livros didáticos do Brasil e foi a primeira a cobrir todas as áreas de ensino. Tem uma história de sucesso graças à união entre tradição e modernidade, além da seriedade e do comprometimento com a qualidade dos produtos. “Já o material 360 GRAUS é considerado um material de ponta, trabalhando além dos conteúdos, as competências, habilidades e valores para o desenvolvimento contínuo do aluno. O Aplicação é o primeiro colégio de Barbacena a adotar este material, com exclusividade”, informou Andréia.

Segundo a diretora, haverá processo seletivo com descontos de 100% e 50% nas mensalidades e bolsas de estudo. As inscrições se iniciam no próximo dia três e se encerram em 18 de dezembro. A prova será no dia 19. Informações e matrículas podem ser obtidas pelo telefone: (32)3332-8446.

Diferenciais do Colégio Aplicação

Para 2019, o Aplicação oferecerá inovações para pais e alunos, com o que existe de mais moderno no mercado educacional: controle de presença de alunos em tempo real; localização privilegiada com facilidade de estacionamento – à rua Dr. Cláudio, nº 219, Boa Morte; professores experientes e renomados; atendimento psicológico e assistencial, com orientação vocacional e coaching de carreiras; garantia de estudos no grupo UNIPAC para cursos superiores, com descontos de até 35% nas mensalidades; horários de aulas diferenciados; valorização de atividades esportivas; material didático do FDT, voltado para o Enem e processo seletivo PISM (UFJF); uniformes modernos, confortáveis e atualizados aos alunos e multiplicidade de métodos de ensino, dentre outras.

Transferências de Alunos

Para 2019, o Aplicação oferecerá diversas opções de descontos de bolsas de estudos. Uma delas é a possibilidade de até 35% de desconto que os alunos formados na instituição poderão ter para cursar graduações na UNIPAC. Informações sobre mensalidades, descontos, bolsas e matrículas pelo telefone (32)3332-8446. Inscrições para o processo seletivo: APLICACAOBARBACENA.COM.BR