Alunos de Direito fazem visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho

Alunos do 6º, 7º, 9º e 10º períodos do curso de Direito da UNIPAC Itabirito aprenderam sobre a Justiça do Trabalho na prática após participarem, na última terça-feira (19/06), do Programa Justiça e Cidadania, promovido pelo Centro de Memória – Escola Judicial do TRT-MG. Na visita ao TRT-MG, em Belo Horizonte, eles foram acompanhados pelo professor Dimas de Abreu Melo, que ministra as disciplinas Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

Os alunos assistiram a uma sessão de julgamento da Primeira Turma, com discussão de votos, debates e análise de processos. Depois, fizeram uma visita mediada na Exposição Trabalho & Cidadania, no saguão do edifício-sede do TRT-MG. Em seguida participaram de uma audiência simulada conduzida pela juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim. A audiência simulada é uma atividade na qual um desembargador é liberado para atuar como juiz, e alunos atuam como advogado de defesa, advogado do autor, preposto, testemunha, reclamante, etc.

Para o professor Dimas de Abreu Melo, o objetivo foi mostrar aos alunos o funcionamento do tribunal e de um processo em segunda instância. “É importante para aprenderem vendo como funciona na realidade, na prática, e conhecerem o tribunal. Os alunos se sentem mais à vontade quando já conhecem o TRT para atuarem como advogados. É importante acentuar que eles foram muito elogiados pela juíza que presidiu a audiência simulada, eles se destacaram e se mostraram muito bem preparados”, relatou.