Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho destacam a Importância da Proteção do Crânio e dos Órgãos dos Sentidos

Os alunos do 1º Período do curso Técnico em Segurança do Trabalho, da FUPAC/UNIPAC Baependi, realizaram uma impactante apresentação com o tema “O crânio em relação aos órgãos dos sentidos e a importância na sua proteção”. A atividade foi desenvolvida como parte do aprendizado na disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana, ministrada pelo professor Elvis Rodrigues.

Durante as apresentações, os alunos abordaram, inicialmente, a definição e divisão da cabeça, detalhando os órgãos dos sentidos e a anatomia do crânio, incluindo informações relevantes sobre a quantidade óssea desse importante órgão. Além disso, foram destacados os diversos tipos de lesões que podem afetar a cabeça e a importância de proteger essa região vital do corpo humano.

O foco principal foi ressaltar a relevância da proteção do crânio, pois ele abriga não apenas o cérebro, mas também os órgãos dos sentidos, como audição, visão, olfato e paladar, que exercem influência sobre os órgãos externos, o sistema respiratório, o digestivo e outros sistemas. Além disso, a proteção adequada do crânio colabora para a segurança do sistema nervoso central.

Durante as apresentações, os alunos demonstraram um aprendizado sólido e uma compreensão profunda da importância da segurança do trabalho. Eles evidenciaram o papel essencial dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, viseiras, protetores faciais, óculos e protetores auriculares, que são fundamentais para prevenir acidentes e garantir a saúde, o bem-estar e a proteção dos trabalhadores.

O professor Elvis Rodrigues, responsável pela disciplina, destacou o excelente desempenho, domínio do tema, desenvolvimento e grande interesse dos alunos pela área de segurança do trabalho. Ele ressaltou que os estudantes conseguiram absorver, de maneira eficaz, os conhecimentos transmitidos, demonstrando um aprendizado enriquecedor e despertando o potencial para futuras atuações no campo da segurança ocupacional.