Alunos da UNIPAC Uberaba visitarão a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Frutal

No dia 31 de maio, os alunos do curso de Direito da UNIPAC Uberaba têm uma visita marcada a uma instituição que representa um novo paradigma no sistema prisional brasileiro: a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), localizada em Frutal (MG). Essa visita promete ser uma experiência enriquecedora e transformadora para os estudantes, abrindo suas mentes para uma perspectiva inovadora de reintegração social.

A APAC é uma organização não-governamental que atua como uma alternativa ao sistema prisional tradicional. Fundada em 1972, em São José dos Campos (SP), por Mário Ottoboni, a metodologia APAC foi desenvolvida com base em princípios humanitários e religiosos. A proposta é proporcionar um ambiente de ressocialização e recuperação dos condenados, em contraste com a mera punição.

Diferente das prisões convencionais, as unidades da APAC têm uma gestão compartilhada entre voluntários da comunidade, recuperandos (como são chamados os detentos) e funcionários contratados. Os recuperandos são incentivados a assumir responsabilidades e participar ativamente de suas próprias transformações.

A visita dos alunos da UNIPAC à APAC é uma oportunidade única de vivenciar de perto o trabalho realizado pela instituição. Durante a visita, os estudantes terão a chance de conhecer as instalações, interagir com os recuperandos e compreender melhor a metodologia e os resultados obtidos pela organização.

Será uma experiência que permitirá aos acadêmicos refletirem sobre o sistema prisional brasileiro e as possibilidades de transformação social por meio de abordagens mais humanizadas. Além disso, proporcionará aos alunos um contato direto com histórias de superação e resiliência.

Eles terão a oportunidade de ouvir testemunhos de recuperandos que encontraram na APAC uma nova chance de reconstruir suas vidas, deixando para trás o ciclo de reincidência criminal. Essas narrativas poderão sensibilizar e inspirar os alunos, despertando um senso de empatia e responsabilidade social.

Dessa forma, a visita se apresenta como uma experiência de aprendizado fundamental para os alunos da UNIPAC Uberaba. Através dessa imersão na realidade da APAC, eles terão a oportunidade de questionar conceitos pré-estabelecidos e ampliar sua compreensão sobre a reintegração social e a resolução de conflitos de maneira mais humanizada.

A UNIPAC, ao proporcionar essa visita, demonstra seu compromisso com a formação integral de seus alunos, incentivando a reflexão crítica e a busca por soluções inovadoras para os desafios sociais.