Estudantes da UNIPAC Lafaiete desenvolvem projeto de extensão no asilo Dr. Carlos Romeiro

Os alunos do curso de Administração da UNIPAC Lafaiete desenvolveram e apresentaram o projeto de extensão “Administrar com empatia: transformando organizações e impactando vidas”. O projeto teve embasamento nas matérias de Estatística da professora Grace Marisa e Responsabilidade Social e Ética do professor Stefan Willian. O local escolhido foi o Asilo Dr. Carlos Romeiro. Tanto os funcionários, quanto os idosos foram contemplados.

O projeto de extensão é coordenado pelo Prof. Stefan e os alunos que aplicaram o projeto foram: Andrezza Paula, Bernardo Henrique, João Victor Santos, Lemuel Felipe, Marcos Vinicius, Maria Isabel, Stefany Carolina. “Usamos as disciplinas de Estatística e Responsabilidade social e ética. Fizemos uma análise das carências e resolvemos fazer uma campanha solidária em prol do asilo. Foram realizadas visitas com momentos de conversa/ dinâmica com os idosos, com o objetivo de promover interação, saúde, autoestima, bem-estar e principalmente o cuidado, conseguimos uma pessoa para realizar um momento de interação através da música com os idosos. Reunimos com a diretoria do asilo Dr. Carlos Romeiro, observando como é feito o orçamento e calculamos quantas pessoas eles atendem atualmente, uma relação pré e pós-pandemia e desenvolvemos um gráfico, aplicando na prática as matérias que os professores lecionaram em sala de aula”, ressaltaram os alunos.

Segundo os alunos, “o fato motivador desse projeto se baseia nas carências afetivas da maioria dos idosos, apesar de terem os cuidados dos funcionários do asilo, percebemos que eles sentem falta de pessoas externas, para conversar. A grande maioria foi abandonado e a família não se interessa nem sequer em visitar ou saber como estão seus pais ou parentes, mesmo com o asilo tendo comunicado que os idosos serão transferidos para outras cidades, somente uma família procurou a instituição para acolhê-lo novamente. Antes da pandemia o asilo recebia mais visitas de pessoas voluntárias e de projetos que levavam diversão e distração para aquelas pessoas que vivem em uma situação de vulnerabilidade, por isso a nossa ideia foi levar um cantor para proporcionar um dia de alegria para os idosos além de interagirmos com eles e buscarmos ouvir suas histórias”, enfatizaram.

Fazendo uso das matérias estudadas no semestre, na prática, para melhor fixação dos conteúdos e aprendizado, foram propostas algumas mudanças e impactos positivos na instituição, como: contribuir com o cuidado com os idosos através de dinâmicas realizadas para que eles se sintam acolhidos.