Curso de Psicologia da UNIPAC Lafaiete recebe nota 5 do MEC

Avaliadores do MEC, estudantes estagiárias de Psicologia, Coordenadora e Professor do curso de Psicologia, Diretora Acadêmica da unidade, funcionários do Hospital Bom Jesus

O curso de Psicologia da UNIPAC Lafaiete obteve nota máxima (5) na avaliação de 2023 realizada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação foi baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo MEC, e o curso foi considerado excelente em termos de organização pedagógica, suporte docente e tutorial e infraestrutura.

Essa conquista é significativa para os alunos e egressos do curso, pois o sistema de avaliação do MEC é uma referência para o ensino nacional. Com nota 5, o curso é considerado de alta qualidade, e os egressos podem ter a certeza de que terão as habilidades e os conhecimentos necessários para atender às demandas do mercado de trabalho. “O curso de Psicologia da nossa Instituição de Ensino Superior (IES) viabiliza experiências aos discentes em Pesquisa e Extensão, articulados ao contexto local e regional. Por exemplo, pesquisas de Iniciação Científica em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Há Projetos de Extensão executados na IES como o Podcast dos discentes que estão no primeiro semestre do curso e, também, ações de cinema em Escolas da Rede Pública, com professores e alunos”, explica a coordenadora do curso, professora Renata Satller do Amaral.

O curso de Psicologia da UNIPAC Lafaiete destaca-se pela adesão às Diretrizes Curriculares Nacionais de Psicologia, o que garante aos alunos uma formação de qualidade.

O currículo do curso incorpora metodologias ativas de aprendizagem. O programa de estágio obrigatório, que começa no terceiro semestre, recebeu muitos elogios dos avaliadores do MEC. Ao final do curso, os alunos optam por ênfases em áreas específicas da psicologia, como Saúde, Clínica e Subjetividade ou Psicologia das Organizações, adequando, assim, a formação aos seus interesses. “O projeto de uma educação de qualidade tem como pressuposto um trajeto de contínuo aprendizado. Nesse sentido, sempre haverá melhorias a serem realizadas. Como exemplo, os nossos estágios podem contemplar um maior número de regiões, de modo a fortalecer o vínculo com as instituições públicas e privadas e, não menos importante, atender às demandas locais de deslocamento dos estudantes”, explica a professora Renata.

Concluindo, o curso de Psicologia da UNIPAC Lafaiete conquistou a nota máxima do MEC pela adesão às Diretrizes Curriculares Nacionais de Psicologia, metodologias ativas de aprendizagem, excelente programa de estágio e diversas possibilidades de atividades de pesquisa e extensão. “Agradeço a todos os envolvidos nessa experiência riquíssima em prol de uma educação ética, democrática, justa e de qualidade. Estas palavras são um registro de várias vozes que, de diversas formas, materializaram a excelência da Instituição na avaliação do MEC”, conclui Renata.