Notícias UNIPAC

Novembro Azul: mês da conscientização sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata

A FUPAC/UNIPAC apoia a causa em prol da saúde do homem

A FUPAC/UNIPAC apoia a causa em prol da saúde do homem

Durante todo o mês de novembro é realizada a campanha “Novembro Azul”, que objetiva a promoção da saúde do homem e conscientização quanto a prevenção e a detecção precoce do câncer de próstata. A professora Amanda Conrado Silva Barbosa, coordenadora do curso de Enfermagem da Unipac Leopoldina, preparou um texto para falar mais sobre o assunto. Confira abaixo: 

Acontece no mês de novembro a campanha ‘Novembro Azul’, objetivando a promoção da saúde do homem e a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros. As ações promovidas pela Política Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde relacionam-se à atenção integral sobre a saúde masculina em todos os aspectos, para além do câncer de próstata. Assim, durante o mês de novembro, em todos os municípios brasileiros são realizadas ações educativas e de conscientização, além da detecção precoce para o câncer de próstata.  

O câncer de próstata, devido ao preconceito envolvendo o exame diagnóstico de toque retal, frequentemente é detectado de forma tardia e com isso, o prognóstico é ruim. Assim, medidas de educação em saúde e diagnóstico precoce são essenciais para possibilitar a cura do câncer de próstata. Destaca-se que homens acima de 45 anos que possuem fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata, obesidade, entre outros) e os demais a partir dos 50 anos de idade devem se consultar com o médico urologista anualmente para realizar os exames que permitem o diagnóstico precoce: exame de sangue PSA e o exame de toque retal, que permitem avaliar alterações da próstata e/ou presença de nódulos suspeitos.

A campanha de conscientização “Novembro Azul” aborda ainda hábitos saudáveis e medidas preventivas capazes de promover a saúde do homem como: dieta rica em frutas, verduras, legumes, uso restrito de alimentos gordurosos e processados, principalmente os de origem animal, atividades físicas diárias, manter o peso adequado à altura e o não consumo de álcool e tabaco. Essas medidas diminuem e previnem as chances de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão arterial, diabetes mellitus e as neoplasias. 

Fonte: BVSMS


Política de Privacidade | Política de Cookies