Notícias UNIPAC

UNIPAC Lafaiete realiza I Cavalgada do Outubro Rosa

Foi realizada no último domingo (21), a l CAVALGADA DO OUTUBRO ROSA. O evento teve apoio da UNIPAC Lafaiete. Alunas do curso de Medicina Veterinária estiveram presentes no evento, prestando orientações e esclarecimentos sobre o “Outubro Rosa Pet”, sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer de mama em cadelas e gatas. O evento teve como principal objetivo sensibilizar e conscientizar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama também entre os animais.

O curso de Psicologia também marcou presença no evento, distribuindo folhetos informativos sobre violência contra a mulher. A cavalgada, exclusivamente feminina, saiu do Parque de Exposições Tancredo Neves e foi até a última entrada da cidade.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Ivana Siqueira, revelou que “o nosso curso precisa conscientizar a população de que o câncer de mama não é uma exclusividade dos humanos e que cães e gatos também são acometidos por essa enfermidade. Nos animais domésticos, a prevalência dessa doença está aumentando consideravelmente, o que reforça a necessidade de falarmos sobre esse assunto. O câncer de mama atinge mais cadelas do que gatas e é mais frequente após os 5 anos de idade, tendo maior incidência após os 10 anos. Machos de ambas espécies são raramente acometidos. A origem da doença é multifatorial, porém alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolvimento da doença, como por exemplo os distúrbios endócrinos e o uso das chamadas ‘vacinas anti-cio’ ou ‘anticoncepcionais’. O câncer de mama tem prevenção e a castração pode diminuir muito a possibilidade do desenvolvimento da doença”, disse Ivana.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Aline Martins, “a psicologia abraça quaisquer causas que se propõem a valorização da vida! Apesar de ser um mês destinado à prevenção do câncer de mama, sempre é tempo de falar sobre violência contra a mulher. Informações relacionadas diretamente à prevenção do câncer de mama foram desenvolvidos pelos órgãos de saúde presentes. É proposta efetivada do curso de psicologia da UNIPAC Lafaiete estar presente em eventos que envolvam a comunidade e a qualidade de vida”, explicou a coordenadora.


Política de Privacidade | Política de Cookies