O professor Marcus Vinicius de Souza Ferraz, que leciona a disciplina de Álgebra Linear no curso de Engenharia Civil da FARLEO, tem se destacado além das fronteiras acadêmicas. Sua recente conquista, uma tese intitulada “Ferramenta computacional para planejamento cirúrgico tridimensional otimizado da osteotomia periacetabular de Ganz via Algoritmos Genéticos e Métodos dos Elementos Finitos”, ganhou o prêmio de melhor tese pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2023.
A pesquisa do Professor Ferraz destaca-se por sua abordagem inovadora no tratamento da displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ). Ao invés de aderir aos métodos tradicionais, sua tese propõe uma aplicação clínica-cirúrgica baseada em parâmetros biomecânicos, visando aprimorar a segurança, precisão e reprodutibilidade das cirurgias preservadoras do quadril para correção da displasia em indivíduos afetados.
A metodologia revolucionária envolve a análise tridimensional otimizada por algoritmos genéticos e elementos finitos, permitindo ajustes microscópicos na correção cirúrgica. Estes ajustes foram meticulosamente validados em três casos de estudo, demonstrando melhorias significativas nos resultados clínicos e radiográficos em comparação com as abordagens convencionais.
O impacto potencial dessa ferramenta é imenso. Além de oferecer suporte aos médicos e ortopedistas no planejamento da osteotomia periacetabular de maneira menos custosa, ela visa aumentar a acessibilidade dos pacientes ao tratamento necessário. Através dessa pesquisa, espera-se que mais pessoas possam ter acesso ao procedimento cirúrgico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando assim as oportunidades de tratamento para aqueles afetados pela displasia do desenvolvimento do quadril.
Agora, a tese do Professor Ferraz representa o programa de pós-graduação da UFJF e concorre ao prestigiado Prêmio Nacional CAPES de Melhores Teses 2024. Seu trabalho não apenas eleva o padrão de excelência na pesquisa acadêmica, mas também promete transformar positivamente a prática médica, oferecendo novas soluções para um desafio clínico complexo.