FUPAC assina convênio com o CIEE/MG para oferta de estágios aos acadêmicos

A Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC) fechou convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), que irá permitir que os estudantes das Faculdades Presidente Antônio Carlos de Baependi e Lambari, no Sul de Minas, se habilitem às vagas de estágios disponibilizadas pelas empresas e órgãos membros-cooperadores do Agente de Integração. Os alunos da unidade de Itanhandu já são beneficiados com os estágios, por meio de convênio anterior.

Pela parceria, o CIEE/MG disponibilizará, sempre que possível, as oportunidades de estágios aos acadêmicos das unidades de ensino da FUPAC no Sul de Minas, que poderão aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática do mercado de trabalho, através do estágio não obrigatório ou obrigatório.

CIEE/MG: 40 anos promovendo a qualificação profissional dos estudantes mineiros

Há 40 anos, um grupo de educadores e empresários uniu-se com o propósito de promover a integração entre empresas, escolas e estudantes em Minas Gerais. Nascia assim o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), que hoje atua em todo o território mineiro, proporcionando oportunidades aos estudantes através dos programas de estágio e de aprendizagem.

Atualmente a instituição atende, em todo o Estado, cerca de 12 mil estudantes do ensino médio, técnico e de educação superior com o seu Programa Estágios. Nos últimos 40 anos, beneficiou cerca de meio milhão de estudantes, sendo que muitos desses estagiários tiveram a oportunidade de conquistar o tão almejado primeiro emprego; alguns alcançaram postos chaves nas empresas em que estagiaram ou prosperaram-se em seus próprios negócios.

Desde 2016, a instituição passou a oferecer o Programa de Aprendizagem, tendo beneficiado cerca de mil jovens, principalmente os mais vulneráveis. Hoje, mais de 500 aprendizes estão sob contrato nas empresas parceiras e em processo de formação na instituição. Com a recente parceria com a Fundação Roberto Marinho, o CIEE/MG passou a utilizar a metodologia do Aprendiz Legal para a formação dos jovens.

Projetos sociais – A instituição também incentiva e apoia projetos sociais. Nesse sentido, colaboradores do CIEE/MG atendem os estudantes, tanto nas unidades da instituição espalhadas por todas as regiões mineiras, como nas escolas, com Sessões de Informação Profissional. Através de palestras, prestam orientações legais, operacionais, pedagógicas e profissionais, abordando variados temas, desde preparação de currículos, comportamentos em entrevistas de estágio/emprego até orientações sobre mercado de trabalho e carreira profissional.