Entidade da iniciativa particular, o UNIPAC/FUPAC está voltada para a educação e a cultura. Em primeiro plano para a cultura brasileira. O lema Scientia, libertas et fides identifica-se com os passos cristãos, com o amor, com a proclamação da liberdade e com a irresistível inclinação básica para a riqueza da ciência humana.
Sabemos e aceitamos o processo educativo como um desenvolvimento global, envolvendo o lar, o trabalho, o lazer, a escola, o valor da região e os meios de comunicação. Nessa concepção, o Centro Universitário é uma fonte de irradiação de conhecimento, coordenando o ensino, a pesquisa e a extensão, em busca da educação do homem. Nossas metas são bem definidades. Preparamos o homem para sua própria existência e o cidadão para a sua dignidade social. Condicionamos o aluno-gente-cidadão para seu meio regional, para sua nacionalidade e para um mundo humano.
Ciência
Pesquisa, Ensino e Extensão
Somos flexíveis. O progresso científico chega aos nossos bancos escolares. As mudanças sociais e tecnológicas são entendidas, procuradas e absorvidas. Somos a favor do novo, do moderno, com peso e sabedoria. O esforço de docentes, alunos e funcionários nos imprime uma concepção clara de interdisciplinaridade. Queremos o todo, o horizonte.
Liberdade
Cidadania e Espírito Democrático
A UNIPAC/FUPAC é a instituição com o objetivo de criar, instalar e manter, sem fins lucrativos, estabelecimentos de ensino, cursos superiores, a pesquisa e a formação profissional. A comunidade estudantil é a nossa primeira preocupação. Prestamos aos estudantes serviços educativos e assistenciais de elevado interesse público, com eficiência e elevado calor humano.
Fé
Fé em Deus e a certeza de alcançar metas pessoais.
Criamos obras sociais e filantrópicas ligadas ao ensino, sem perder os objetivos acadêmicos. Ajustamos mensalidades escolares às possibilidades dos estudantes e concedemos gratuidade aos alunos pobres. Procuramos oferecer melhor e maior atendimento aos segmentos da sociedade que tenham dificuldades em superar obstáculos econômicos, burocráticos, jurídicos e escolares.