Na última sexta-feira (14), aconteceu, em Leopoldina, o 1º Encontro Sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), que reuniu profissionais da área da saúde, da educação, além de universitários e familiares, para promover a discussão, conscientização e transmissão de informações atualizadas sobre o tema. Vale destacar que neste mês é celebrado o “Abril Azul” dedicado ao TEA.
A aluna Lorrana Ivo, do 3º período de Enfermagem da Unipac Leopoldina, esteve presente para participar, contribuir e aprender com o evento. Além de ir como estudante de Enfermagem da Unipac, a graduanda foi convidada para cantar enquanto os convidados iam chegando. O objetivo era tornar o ambiente musical e agradável. “No meio de uma das palestras, cantei uma música em homenagem aos autistas. A canção se chama ‘De Toda cor’, do cantor Renato Luciano”.
Sobre o evento, a futura enfermeira foi só elogios. “Creio que esse encontro contribuiu de forma positiva, uma vez que estimulou muitas reflexões acerca do TEA, colocando sempre em pauta nossos deveres para incluir, compreender e elaborar formas que beneficie crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista. E também serve para nos lembrar da importância que toda rede de apoio tem para garantir um bom desenvolvimento a esse grupo”, relatou a acadêmica.
“É gratificante ter feito parte desse projeto. Foi uma manhã recheada de conhecimentos e reflexões a respeito do assunto, encontro com profissionais com bastante domínio sobre o tema. Um momento muito especial, que trouxe uma bagagem de aprendizados”, completou Lorrana.
Com a certeza de que levará para a vida profissional muitos dos ensinamentos passados ao longo do evento, a aluna da Unipac destaca um momento marcante: “Uma fala que me chamou muita atenção de uma profissional foi a seguinte: ‘O autista não deve se enquadrar ao nosso sistema. O sistema que deve elaborar formas para se enquadrar no mundo do autista, para fomentar a inclusão e não exclusão’”.