Alunos do curso de Enfermagem da Unipac Leopoldina tiveram a oportunidade de participar de Conferências Municipais de Saúde em cidades da região. A participação popular no controle e gestão do SUS é tema abordado na disciplina “Enfermagem em Saúde Coletiva”, ministrada pelo Professor Mestre Guilherme Sacheto, destinada ao 3º e 4º período.
A participação neste tipo de evento faz parte das atividades extensionistas propostas pela Instituição de Ensino. “Tais atividades tem o intuito de fazer com que os acadêmicos tenham um maior contato com a realidade, proporcionando a integração dos conteúdos adquiridos nas disciplinas com os problemas reais encontrados na sociedade”, relata o Professor Guilherme.
A Lei n.º 8.142/90, resultado da luta pela democratização dos serviços de saúde, representou e representa uma vitória significativa. A partir deste marco legal, foram criados os Conselhos e as Conferências de Saúde como espaços vitais para o exercício do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tais espaços são processos periódicos de debate, formulação e avaliação de políticas públicas referentes a temas específicos, que visam ao diálogo e a cooperação institucional entre o poder público e a sociedade, garantindo a participação e o controle social na elaboração e gestão das políticas públicas. Neste ano, o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, direcionou os debates.
“Com a participação, esperamos um amadurecimento dos alunos, influenciando positivamente em seu exercício profissional por meio de sua participação nessas atividades, tendo uma melhor compreensão do que está por vir e se preparando para que sua atuação seja efetiva tanto para ele como para o beneficiário do seu exercício profissional”, finaliza o Mestre.