Professores, egresso e aluno da Unipac Lafaiete se unem na criação de aplicativo para monitorar atletas de alto desempenho

O PAIP System está sendo utilizado por diversas equipes nacionais de esportes diversos

A inserção da tecnologia no dia a dia tem transformado a vida das pessoas. Ela tem sido utilizada para auxiliar e contribuir com o avanço de diversos segmentos, entre eles o esporte. Atletas de vários esportes têm convivido com recursos tecnológicos que alteram a dinâmica da prática esportiva.

A partir disso, como forma de colaborar com o desenvolvimento dos atletas, foi criado o aplicativo PAIP System (Performance Analysis and Injury Prevention). A idealização partiu do professor da Unipac Lafaiete e fisioterapeuta, Marcelo Fonseca; o coordenador do curso de Engenharia da Computação, professor Jean Carlo; o ex-aluno de Engenharia de Controle e Automação, Felipe Moraes Faria e o aluno de Engenharia da Computação, Alisson Matheus.

O aplicativo tem como objetivo monitorar de forma prática, segura e assertiva a performance do atleta de alto desempenho e o fornecimento de dados suficientes para trabalhar na prevenção de lesões. A construção da plataforma se iniciou no ano de 2020, quando as ideias foram amadurecidas e a solução moldada com base no feedback dado por um grupo de atletas de futebol parceiros do PAIP System.

Segundo o professor Marcelo Fonseca, o aplicativo contribui no monitoramento dos atletas e facilita o acompanhamento para o treinador e a equipe envolvida. “Com essas variáveis na mão o treinador, departamento médico ou componente da comissão técnica podem verificar em tempo real como esse atleta está naquele momento e com isso ele ajusta o treino ou intervenção médica e/ou fisioterápica precocemente e consequentemente pode tratar alguma dor ou evitá-la. Atleta é um ser humano e o ser humano é um “alvo móvel” o tempo todo, saber como ele se apresenta naquele momento vai fazer total diferença tanto em treinamentos quanto em competições”.

O PAIP System é uma solução única no mercado, que pode fornecer dados customizados e personalizados de cada atleta. Sua criação proporcionou a junção da teoria com a prática. “Os conhecimentos científicos que estudamos na faculdade estão todos aplicados na solução, iniciando desde as técnicas de educação física, fisiologia, fisioterapia até a aplicação de conceitos e fórmulas matemáticas para predizer a ocorrência de lesões e otimizar o desempenho. Certamente é um excelente exemplo de conexão entre o meio acadêmico e o profissional”, comentaram o professor Jean Carlo e o egresso Felipe Faria.

O aplicativo já foi usado em equipes da Superliga de Vôlei (masculino e feminino) e também por atletas que treinam no Brasil, Itália, Portugal e Argentina. Atualmente, está sendo usado pela Seleção Brasileira de Vôlei Masculina Sub-21, pelo North Esporte Clube de Montes Claros, que disputará o próximo campeonato mineiro de futebol profissional e equipes universitárias de São Paulo.

“Com essa experiência que o app já nos proporcionou verificarmos que seu uso é de extrema importância e relevância com aqueles atletas que querem elevar o seu nível de performance sem ser assombrado por lesões e, também, para aqueles treinadores que querem trabalhar com mais assertividade, saindo do ciclo tentativa e erro. Hoje a tecnologia veio para facilitar e encurtar caminhos. No meu ponto de vista quem não usa a tecnologia está um passo atrás”, finaliza o professor Marcelo Fonseca.

Mais informações, acesse o site ou instagram do aplicativo.