Curso de Engenheira de Computação está em alta no mercado

Engenharia de Computação

Alunos e ex-alunos da Unipac Lafaiete estão empregados na área

O mercado de trabalho da área de tecnologia está cada dia mais em alta, um exemplo dessa ascensão é aumento do número de vagas para profissionais com formação em Engenharia de Computação. De acordo com Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de TI deve demandar 420 mil novos profissionais da área até 2024.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Computação da Unipac Lafaiete, Jean Carlo Mendes, para que toda tecnologia, que surgiu com a “digitalização” do mundo, esteja disponível, são necessários profissionais com formação e conhecimentos sólidos em computação.

“Esse movimento de alta nas contratações não é recente, ele iniciou alguns anos atrás e tem se intensificado, principalmente, pela pandemia e suas consequências, onde, de uma hora para outra, as empresas se viram na obrigação de funcionar de forma “remota/virtual”, e isso obviamente só é possível com o suporte de profissionais de tecnologia. Exemplo disso é que todos os nossos alunos que acabaram de se formar estão empregados e os que ainda estão na faculdade, em sua maioria, realizam estágios remunerados. Inclusive, nós temos um ex-aluno que já abriu a própria empresa de soluções de tecnologia e que vai necessitar de um estagiário para este ano. Ou seja, alunos recém-formados já estão abrindo as portas do mercado de trabalho para alunos que ainda estão estudando. Isto dá uma ideia de quão aquecido está o mercado de tecnologia.”

Ainda de acordo com o coordenador do curso, a graduação em Engenharia da Computação da Unipac fornece aos estudantes a possibilidade de atuar nas mais diversas áreas da computação e da automação, desde a programação de computadores até a construção de robôs e equipamentos inteligentes. Contando com disciplinas que preparam o aluno para atuar na solução de problemas complexos como, desenvolvimento de aplicativos móveis, gerenciamento e projeto de redes de computadores, além de uma formação gerencial.

Formado em Engenharia da Computação, em 2021, na Unipac Lafaiete, Matheus Lopes relata que é notável como a área de tecnologia da informação (TI) vem crescendo e como a graduação é fundamental para encarar as exigências do mercado.

“Graças aos professores e educadores bem qualificados da universidade, a conclusão do curso afirma minha confiança em entrar para o mercado de trabalho e me sentir preparado. Atualmente eu recomendo o curso a todos que têm vontade de seguir carreira em TI, principalmente para quem gostaria de se aprofundar na parte de engenharia do curso, como gerência de projetos e redes.”

Para o egresso Everton Izabel da Silva, além de toda bagagem acadêmica, a experiência no mercado de trabalho abriu novos horizontes e oportunidades. “Nos primeiros dois anos e meio de curso, adquiri uma base muito boa de conhecimento relacionado ao desenvolvimento de software, pois além de aprender com os professores, estudava muito por conta própria. A experiência de atuar em uma multinacional contribuiu na minha área, mas como pessoa também. Quase finalizando a graduação e saindo de uma multinacional, assumi novos desafios e criei minha própria empresa. Atualmente, presto serviço para duas grandes empresas, uma no ramo de seguros e outra focada em desenvolvimento de sistemas”, finaliza.

Os interessados em iniciar uma graduação na Unipac Lafaiete ainda nesse primeiro semestre podem se inscrever no Vestibular Agendado 2022, que está com inscrições abertas e com descontos especiais. São diversas opções de cursos nas mais variadas áreas do conhecimento. Clique aqui para se inscrever.