Notícias UNIPAC

II Web Congresso Mineiro de Medicina Veterinária e IV Jornada Acadêmica (JAVET) movimentam a UNIPAC Lafaiete

IV Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária (JAVET)

A IV Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária (JAVET), ocorrida entre os dias 20 e 23 de outubro, foi mais um evento bem-sucedido do curso. Trata-se de um evento anual, que foi criado em 2018, com o objetivo central de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes da graduação do curso de Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaiete. Neste ano, ocorreu simultaneamente com o II Web Congresso Mineiro de Medicina Veterinária (COMVET) e contou mais uma vez com palestras de profissionais renomados de várias Instituições do Brasil. 

 Segundo a professora Ivana Maria de Carvalho Siqueira, coordenadora do curso, o evento proporcionou o elo entre a produção científica e a aquisição de competências para o mercado. “A realização da IV JAVET e o II COMVET traduz a importância que trazemos junto aos nossos alunos e egressos sobre a produção científica e pesquisas que agregam conhecimento e despertam as expertises de cada um para seu futuro profissional. Nossos eventos em 2021 foram novamente marcados por participantes de várias instituições distribuídas pelo Brasil e permitiram o compartilhamento de conhecimentos de diversas áreas realizadas nas palestras com renomados profissionais. As premiações foram bem significativas, evidenciando o valor técnico das produções apresentadas por acadêmicos e egressos. Sucesso, orgulho e gratidão por mais esta edição do JAVET e COMVET”, enfatizou. 

A IV JAVET é composta de dois momentos muito importantes. O primeiro momento é voltado para a apresentação de trabalhos científicos por parte dos alunos e ex-alunos inscritos, seguido por mesas redondas de discussão com profissionais especialistas nas áreas do congresso. Já o segundo momento é reservado para palestras com foco nas diversas áreas da Medicina Veterinária. “Ao final das palestras os inscritos puderam realizar perguntas aos palestrantes. Sendo assim, a Jornada, que já está em sua quarta edição, proporciona aos discentes e médicos veterinários já formados momentos de aprendizado, troca de experiências e divulgação científica dos trabalhos”, afirma a professora Tamara Cristina Moreira Lopes.

Agora a JAVET ainda conta com o enriquecimento da parceria com o II Web Congresso Mineiro de Medicina Veterinária (COMVET). “Com a pandemia, nasceu o Web Congresso Mineiro de Medicina Veterinária e, com ele vieram algumas mudanças: o evento deixou de ser local para ser nacional e, com isso, passamos a aceitar inscrições e resumos submetidos por alunos de outras instituições. Além das apresentações dos trabalhos, passamos a ter palestras de profissionais referência nas diversas áreas da Medicina Veterinária. As avaliações das apresentações dos trabalhos passaram a ser feitas por avaliadores com especialização nos temas abordados que estavam em diferentes partes do Brasil. A premiação dos melhores trabalhos por categoria passou a ser em dinheiro e o evento passou a ser realizado em quatro dias.  Na segunda edição do COMVET (2021) foi necessário o uso de uma plataforma para gerenciar as inscrições e os trabalhos submetidos, as inscrições se esgotaram”, explica a professora Heloísa de Paula Pedroza. 

De acordo com a professora Mayra Zerlotini, “o evento ajuda a promover a divulgação científica e incentivar os alunos a divulgarem os seus trabalhos realizados principalmente durante as épocas de estágio e iniciação científica. Contribui também para o desenvolvimento do pensamento crítico e promove a proximidade entre docentes e discentes durante a elaboração dos trabalhos, gerando, assim, mais visibilidade para o curso e proporcionando a interação dos alunos dentro das diversas áreas de atuação do profissional de medicina veterinária”, ressalta.

A professora Gabriela Bedeschi explicou ainda que os alunos tiveram a oportunidade de escolher a área em que iriam desenvolver o trabalho. “Havia diversas áreas que eles podiam escolher, como por exemplo, anestesiologia, animais selvagens, clínica e cirurgia, doenças infecciosas e inspeção de produtos de origem animal. Os discentes tinham a opção de escrever um relato de caso, revisão de literatura ou um trabalho científico. Para o desenvolvimento, o aluno precisou convidar um professor para orientação e posteriormente fazia a submissão do trabalho para análise da comissão científica”, concluiu.

Publicações

Os Anais do II Web Congresso Mineiro de Medicina Veterinária e da IV Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária serão editados em formato eletrônico pela plataforma contratada a partir da elaboração do número do ISBN, que é um número de identificação padrão internacional, tornando-os um livro registrado, o que confere mais credibilidade aos trabalhos publicados. Todos os resumos aprovados para esta edição da JAVET serão publicados nos anais, servindo como excelente fonte de divulgação e pesquisa para diversas áreas dentro da medicina veterinária.

A professora Izabelle Rehfeld ressaltou a importância das publicações para os autores.  “A realização da publicação dos Anais do II Web Congresso Mineiro de Medicina Veterinária e da IV Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária permite que o evento ganhe reconhecimento técnico, além de preservar todo o conteúdo produzido, criando uma memória principalmente para os participantes que não conseguiram acompanhar todos os trabalhos em tempo real. Já para o autor, é uma forma de aumentar seu prestígio perante a comunidade acadêmica, sendo uma ótima oportunidade para estudantes que têm interesse em ingressar neste meio”, finaliza.


Política de Privacidade | Política de Cookies