Notícias UNIPAC

Agosto Dourado: amamentação, um ato de amor com “gostinho” de nutrição

Agostou Dourado: amamentação, um ato de amor com “gostinho” de nutrição

Professoras da Unipac Lima Duarte explicam detalhes sobre a campanha

Neste mês, comemora-se o Agosto Dourado, data instituída para alertar a população mundial sobre a importância do aleitamento materno e no dia 1º é celebrado o Dia Mundial do Aleitamento Materno. Para explicar sobre o assunto, as professoras Maria Angela Moura de Oliveira e Elaine Emanuela Silva Ferreira, da Unipac Lima Duarte prepararam um texto com os principais pontos da campanha. 

A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas, tanto no aspecto orgânico quanto cognitivo, assim os distúrbios que incidem nessa época são responsáveis por graves consequências para indivíduos em sua vida adulta. Como forma de prevenir diversas doenças através da imunidade passada da mãe para o filho durante a amamentação, o aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo entre o binômio mãe e filho, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da puérpera. 

Se a manutenção do aleitamento materno é vital, a introdução de alimentos seguros, acessíveis e culturalmente aceitos na dieta da criança, em época oportuna e de forma adequada, é de notória importância para o desenvolvimento sustentável e equitativo de uma nação, para a promoção da alimentação saudável em consonância com os direitos humanos fundamentais e para a prevenção de distúrbios nutricionais de grande impacto em Saúde Pública. A implementação das ações de proteção e promoção do aleitamento materno e da adequada alimentação complementar depende de esforços coletivos intersetoriais e constitui enorme desafio para o sistema de saúde, numa perspectiva de abordagem integral e humanizada. 

Quando se fala em aleitamento materno exclusivo, isto se refere à prática de alimentar um bebê apenas com leite materno. Você sabe qual a importância do aleitamento materno?! Muitos estudos mostram que o leite materno diminui riscos de que a criança desenvolva por exemplo hipertensão, diabetes e colesterol alto. Além disso, é por meio do leite que a mãe passa para o bebê diversos anticorpos extremamente importantes para a saúde dele. Quando se fala em amamentação, o foco é sempre a saúde do bebê, no entanto, vale lembrar que a mãe também é beneficiada, um destes benefícios é a diminuição do risco de câncer de mama. Por isso, amamentar é um investimento na saúde.


Política de Privacidade | Política de Cookies