Notícias UNIPAC

Formandos em Engenharia Mecânica da Unipac Lafaiete desenvolvem minigerador de energia eólica de baixo custo

Os egressos fizeram o protótipo em dez meses, dividido em duas partes

O minigerador mostra a geração de energia elétrica através da energia eólica e tem um menor custo

Os formandos do curso de Engenharia Mecânica da UNIPAC Lafaiete, Giovani Rodrigues e Marcelo Augusto, desenvolveram um minigerador de energia eólica de baixo custo como produto final do Trabalho de Conclusão de Curso. O tema surgiu após uma conversa com o professor Maurício Vieira, orientador da dupla. 

O minigerador tem duas principais características: mostrar a geração de energia elétrica através da energia eólica e ter o menor custo em materiais usados na sua fabricação, aqueles considerados como “descartes”. O projeto foi realizado em duas partes, sendo a primeira voltada para estudos e teoria e a segunda para a construção do gerador, totalizando dez meses. 

Segundo o professor Maurício, alguns desafios tiveram que ser enfrentados para que obtivessem um ótimo resultado. “A pandemia me impediu de acompanhá-los mais de perto, mas eles se dedicaram bastante para que tudo desse certo. Enfrentaram problemas normais de engenharia, que envolvem processos de escolha de componentes, fabricação de peças”, comenta. 

Contudo, os formandos conseguiram entregar um resultado excelente e inovador. O egresso Marcelo explica o objetivo e para o que serve o produto final. “O minigerador foi construído com objetivo de converter a energia eólica em energia elétrica e, consequentemente, fazer funcionar um sistema, também criado por nós, composto de luzes de LED, carregador de celular e que fosse capaz de carregar uma bateria, mostrando que essa energia gerada pode ser armazenada e utilizada em momentos em que o gerador estiver inoperante. O protótipo pode ser utilizado como modelo de estudo e em lugares onde não tenha fornecimento de energia ou que seja precário”, explicou. 

Para o professor Maurício, o resultado só mostra toda a dedicação dos alunos, agora engenheiros, e todo o suporte que a Unipac Lafaiete oferece. “Consegui meu objetivo junto do deles. Envolvi meus alunos em um processo complexo de tantos outros processos que eles enfrentarão, inclusive bem mais complexos que este. Fica a mensagem do nível diferenciado que nossos alunos adquirem graças à forma com que o curso é direcionado, inclusive com a qualidade de nossos laboratórios”, relata. 

Os alunos desenvolveram grande parte do projeto no laboratório de engenharia, onde contaram com a ajuda do técnico, Edgar Felix de Azevedo Santos, que auxiliou em diversos pontos. “Fiquei muito feliz em auxiliar os alunos no projeto de conclusão de curso de um gerador eólico. Ajudei na usinagem de peças e no manuseio de alguns instrumentos e ferramentas. Foi um prazer trabalhar com eles nesse projeto e é sempre motivo de satisfação profissional acompanhar os projetos dos alunos, pois mostra o quão qualificados são os engenheiros formados por nós”, conta o técnico. 

“Com certeza o projeto foi muito importante, nos agregou muito na parte acadêmica, fazendo com que o conhecimento adquirido no curso fosse transformado em prática; e na vida profissional, pois tenho certeza que toda dificuldade enfrentada e recursos que tivemos que buscar foi uma preparação para a engenharia”, reforçou o formando Giovani Henrique. O processo de aprendizagem com a realização do minigerador também foi de extrema relevância pessoal e profissional para seu colega de trabalho, Marcelo Augusto. 

Por fim, o professor Maurício destaca toda a admiração e empenho de seus alunos. “Tenho um orgulho gigante desses alunos, certo de que formamos engenheiros de verdade, qualificados para os desafios que encontrarão. E para quem pensa em entrar na nossa instituição: Aqui formamos profissionais!”.


Política de Privacidade | Política de Cookies