Notícias UNIPAC

Professor e alunos da Unipac Lafaiete terão artigo publicado na Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies

O professor Alex Roberto Nogueira e os acadêmicos do 9º período Vitor Célio Souza Lana, Francielle Láila Moreira, Eric Martins Moreira

O artigo foi desenvolvido no curso de Psicologia e discute a relação da psicologia clínica com a religião 

Os acadêmicos do 9º período do curso de Psicologia da Unipac Lafaiete Vitor Célio Souza Lana, Francielle Láila Moreira, Eric Martins Moreira e o professor Alex Roberto Nogueira de Rezende, tiveram o seu artigo aceito para publicação no periódico “Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies”. O artigo está previsto para ser publicado no volume 28, número 2.

O artigo tem como tema “Relação Ética Entre a Psicologia Clínica e Religião: Reflexões Guiadas pelo Enfoque da Logoterapia e Análise Existencial” e busca discutir a relação da psicologia clínica com a religião, ressaltando a ética presente neste processo, amparado pelos pressupostos da Logoterapia e Análise Existencial.

O professor Alex Roberto comenta sobre a importância da publicação do artigo para o âmbito acadêmico e profissional. “O artigo aponta a necessidade da ampliação do debate da atuação do psicólogo relacionado a temáticas da religiosidade, refletindo acerca da importância de uma atuação ética, para abarcar os avanços já alcançados pela Psicologia como ciência e profissão. Já no âmbito profissional, o artigo permite apontar possibilidades em uma atuação psicológica, frente às demandas relacionadas a religiosidade, fundamentado na clínica Logoterapêutica, enquanto uma abordagem psicológica que enriquece este debate através de seus pressupostos científicos”. 

Por fim, o acadêmico Vitor Célio contou sua experiência em ter um artigo publicado em uma revista na área da Psicologia. “Fiquei muito satisfeito com o convite do professor Alex para a realização deste estudo. É com certeza o primeiro professor que me incentivou a seguir na área acadêmica. De início, foi um desafio escrever, reescrever e refletir acerca desta temática tão importante no contexto da psicologia. E, após tantos encontros e reuniões realizadas com o Alex e meus colegas, também autores do artigo, o resultado da pesquisa foi muito satisfatório. A contribuição de cada um favoreceu para que esta realização fosse possível. Quero aproveitar e agradecer a coordenadora do curso, professora Aline Gomes Martins, que nos incentivou também para esta publicação”, concluiu. 

Sobre a revista 

A Revista da Abordagem Gestáltica foi criada com o objetivo de ser um veículo de publicação da Abordagem Gestáltica, bem como daquelas abordagens que se fundamentam em bases teórico-científicas e filosóficas dentro das perspectivas humanistas, fenomenológicas e existenciais. Atualmente, suas diretrizes editoriais procuram privilegiar reflexões numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar em torno dos seguintes temas: a) Fenomenologia; b) Psicologia Fenomenológica; c) Filosofias da Existência; d) Psicologias Humanistas e Existenciais; e) Pesquisa em Ciências da Saúde, Humanas e Sociais.


Política de Privacidade | Política de Cookies