Notícias UNIPAC

UNIPAC Lafaiete em parceria com a CSN Mineração desenvolvem projeto sobre tubulações de mineroduto

Para discutirem sobre o assunto abordado no projeto são realizadas reuniões semanais na CSN.

Pesquisa tem como objetivo procurar revestimentos que reduzam desgaste e custo competitivo 

A UNIPAC Lafaiete, em parceria com a CSN Mineração, está desenvolvendo o projeto “Polímero para evitar o desgaste e vazamento em tubulações”. A pesquisa está sob coordenação do professor do curso de Engenharia Mecânica, José Dimas de Arruda e possui a colaboração do coordenador do curso, professor Luciano José Vieira Franco e da coordenadora do curso de Engenharia de Produção, professora Jussara Fernandes Leite. 

O objetivo da pesquisa é buscar melhorar a confiabilidade das linhas de tubulações de mineroduto na procura de revestimentos que reduzam o desgaste abrasivo, aumentando a disponibilidade das linhas e tudo isso por um custo competitivo. Para discutirem sobre o assunto abordado no projeto são realizadas reuniões semanais na CSN. A pesquisa teve início em outubro de 2020 e o prazo para término é setembro deste ano.

O aluno Edgar Félix Azevedo Santos, do 7° período, está envolvido no projeto, que para ele é uma grande oportunidade. “É uma experiência ímpar estar desenvolvendo todos os conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia Mecânica e, principalmente, buscar ainda mais conhecimento nas aplicações industriais num caráter prático. Esse exercício já me antecipou a escolha da área em que quero me especializar e o tema do meu projeto que irei submeter como trabalho de conclusão de curso. Era um assunto que me trazia grande indecisão e vejo que também para os alunos que assim chegam numa graduação”, explicou. 

Para o professor José Dimas, o aluno que cursa Engenharia precisa conciliar o aprendizado teórico da sala de aula com a prática que ele irá aplicar nas empresas no futuro. “É extremamente importante que o aluno participe de projetos de iniciação que envolvam a prática do dia a dia em laboratórios e empresas para que tenha uma melhor formação. Além de ser um componente importante para seu currículo”, enfatizou. 

“Agradeço a oportunidade primeiramente a Deus, aos meus professores Dimas e o coordenador Luciano Franco, que sempre estão prontos para auxiliar os alunos seja em projetos, estágios e nos desafios cotidianos de um aluno de graduação. E da mesma forma, agradeço a CSN por confiar esse projeto à nossa Unipac, que com grande zelo e seriedade estamos trabalhando”, concluiu o aluno Edgar. 

CSN Mineração 

A CSN é uma das maiores mineradoras do país, sendo um dos mais eficientes complexos siderúrgicos integrados do mundo, atuando com destaque nos setores de siderurgia, mineração, logística, cimento e energia. Além disso, a empresa poderá se beneficiar, desenvolvendo e aplicando um material com propriedades mecânicas (resistência à abrasão, por exemplo) adequadas ao que é exigido no processo, aumentando a disponibilidade da linha e reduzindo o número de paradas para manutenção. 


Política de Privacidade | Política de Cookies