Notícias UNIPAC

Abril Verde: UNIPAC adere movimento de conscientização quanto a prevenção de acidentes de trabalho

A campanha Abril Verde é dedicada à reflexão sobre a importância da saúde e segurança no trabalho

A campanha mundial é dedicada à reflexão sobre a importância da saúde e segurança no trabalho

A UNIPAC aderiu à Campanha Abril Verde, que promove a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador. Neste mês são realizadas diversas ações no mundo inteiro voltadas à Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais do Trabalho. Na Instituição, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) é responsável por verificar e assegurar a saúde dos trabalhadores.

De acordo com Rejane Coimbra, técnica em Segurança do Trabalho, “para diminuir o número de acidentes é necessário treinamentos e campanhas de conscientização e a colaboração de todos os trabalhadores”, destacou.

Ainda segundo Rejane, com a pandemia, outros cuidados muito importantes devem ser tomados. “É de extrema necessidade que todos sigam os padrões de segurança orientados pelo SESMT, como a utilização de equipamentos de proteção coletiva (EPC) e equipamentos de proteção individual (EPI), conforme as necessidades de cada atividade e em interação com os trabalhadores”, finalizou.

O SESMT

A Norma Regulamentadora nº 4 – Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT prevê em seu item 4.1 que as empresas devem, obrigatoriamente, manter os SESMT com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, sendo que o dimensionamento do serviço vincula-se a gradação de risco da atividade principal da empresa e ao número total de empregados do estabelecimento, devendo ser observado o quadro II da NR-4 que estabelece quais e quantos profissionais (Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho) deverão compor o serviço.


Política de Privacidade | Política de Cookies