Projeto de Iniciação Científica da UNIPAC Lafaiete pesquisa a obesidade infantil

Obesidade

O projeto está sob orientação do professor Helton Oliveira, do curso de Educação Física

Os acadêmicos Caroline Baêta Veloso e Diogo Martins Rodrigues Pereira, sob a orientação do professor Dr. Helton Oliveira Campos, do curso de Educação Física da UNIPAC Lafaiete, estão participando do desenvolvimento de um projeto de iniciação científica sobre obesidade infantil por meio do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PROBIC).

O projeto “Prevalência de Obesidade em Crianças de Escolas Públicas e Particulares de Conselheiro Lafaiete” tem como objetivo analisar e comparar a prevalência de obesidade em crianças de escolas públicas e privadas da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG). Além disso, o trabalho visa analisar a influência da obesidade sobre variáveis de desempenho físico nas crianças. O projeto de pesquisa já foi submetido ao Comitê de Ética da UNIPAC e está em processo de apreciação.

A acadêmica Caroline Lana Veloso Baeta, do 5° período do curso de Educação Física, está atuando no projeto e conseguiu uma bolsa. Para ela o projeto de iniciação científica é de extrema importância e complementa os estudos. “A oportunidade na criação de um artigo científico é fundamental para por em prática nossos conhecimentos. O tema abordado é de fator muito importante, o qual visa analisar a prevalência de obesidade infantil nas escolas públicas e privadas de conselheiro Lafaiete, e entender a relação entre esses dois lados. Um assunto que apresenta relevância, visto que, se mantermos nossas crianças saudáveis, estamos prevenindo um adulto com sobrepeso”, afirmou.

No momento, estão sendo realizadas reuniões científicas periódicas para discussão e aprofundamento sobre o tema com os alunos de iniciação científica. Além disso, os acadêmicos fazem uma revisão de literatura sobre o assunto.

Os dados serão coletados em escolas públicas e privadas após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética de Pesquisa (CEP). Contudo, existe uma limitação no momento que é a necessidade do retorno das aulas presenciais nas escolas para que possam iniciar as coletas dos dados com as medidas de segurança necessárias impostas pela crise sanitária resultante da pandemia do COVID-19.

“O projeto de pesquisa me proporciona um vasto conhecimento sobre os artigos científicos, o que contribui bastante para me inserir no mercado de trabalho. Além disso, destaco a importância de levar informação concreta e bem fundamentada sobre diversos assuntos, tanto pra comunidade científica, quanto para a população no geral”, destaca o acadêmico, voluntário da pesquisa, Diogo Martins Rodrigues Pereira, do 5° período do curso de Educação Física.

Segundo o professor Dr. Helton Oliveira, essa pesquisa é importante para que possa ser possível aprofundar o conhecimento sobre o tema na região. “Além de entender a relação da obesidade com o desempenho físico das crianças e com isto ter embasamento para traçar futuras intervenções baseadas em estratégias preventivas baseadas no exercício físico, os projetos de iniciação científica também são extremamente importantes para oportunizar aos alunos da UNIPAC uma vivência com os aspectos metodológicos da pesquisa, área cada vez mais procurada pelos nossos alunos”, concluiu o professor Dr. Helton.