Notícias UNIPAC

Projeto de pesquisa do curso de Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaiete conta com colaboração da UFMG e especialistas da área

É realizada quinzenalmente uma reunião para discutirem sobre o projeto e artigos científicos da área

Neoplasias mamárias é o tema do projeto, desenvolvido pela professora Tamara Lopes e as alunas Bruna e Amanda. O assunto é um dos mais recorrentes na rotina clínica e cirúrgica de pequenos animais

A professora Tamara Moreira Lopes e as alunas Bruna Rafaela da Conceição Silva (9º período) e Amanda Lorene Rabelo (7º período), do curso de Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaiete, estão desenvolvendo o Projeto de Pesquisa intitulado “Fatores de Risco para Tumores Mamários em Cadelas de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais”. O projeto conta com a colaboração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com profissionais especialistas na área de neoplasias mamárias.

Os principais objetivos desse projeto de pesquisa são o mapeamento dos principais fatores de risco das neoplasias mamárias descritos na literatura, a identificação dos pacientes caninos com diagnóstico de neoplasia mamária em clínicas veterinárias da região de Conselheiro Lafaiete, o levantamento dos dados clínico-epidemiológicos dos pacientes e a avaliação das características macroscópicas e microscópicas dos tumores. A seleção das alunas de iniciação científica foi realizada seguindo os seguintes critérios: avaliação do Currículo Lattes, elaboração de uma carta de intenção, avaliação do histórico escolar e entrevista por videoconferência.

Para a aluna Bruna Silva, a iniciação científica é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal e, também, um fator que contribui para o enriquecimento do curso e profissão.  “O projeto que hoje tenho a honra de desenvolver ao lado da professora Tamara e da Amanda, me interessou pelo fato de ser um tema de grande importância na rotina clínica e cirúrgica de pequenos animais. Os tumores de mama em cadelas são os mais frequentes na espécie e envolvem uma série de fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento. Desta forma, entendê-los proporciona um meio para que os médicos veterinários possam lidar melhor com a doença e instruir os tutores em como prevenir seu melhor amigo”, conta.

De acordo com a professora Dra. Tamara, as neoplasias em animais de companhia têm despertado o interesse das comunidades clínica e científica, resultando em aumento de investimentos em pesquisa, ensino e extensão, além do investimento de recursos disponíveis nas clínicas e hospitais veterinários, que estão ampliando as opções de diagnósticos e tratamento das neoplasias, visando o bem-estar de seus pacientes. “Apoiar e incentivar o estudo dos fatores de risco das neoplasias em animais de companhia resulta em ganho expressivo de informações a respeito do comportamento desta patologia e do retorno para a comunidade através do compartilhamento de conhecimentos com os tutores”, explica.

A Dra. Tamara ainda dá mais detalhes sobre o projeto que está sob sua coordenação. “A complexidade dos tumores mamários tem motivado pesquisadores a realizar estudos que possam contribuir com a redução de riscos de desenvolvimento e evolução da doença. Diversos fatores de risco como idade, dieta, obesidade e fatores hormonais têm sido associados ao desenvolvimento de tumores mamários. Educar e fornecer informação aos proprietários sobre prevenção, possíveis fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento das neoplasias mamárias é de suma importância. O projeto foi idealizado juntamente ao professor Geovanni Cassali, professor da UFMG e pesquisador referência no estudo das neoplasias mamárias, que no auge do seu conhecimento tem muito a contribuir no estudo e na formação das alunas de iniciação científica. Além do que, trabalhar com o apoio do setor de pesquisa e extensão da UNIPAC Lafaiete, com o suporte da direção acadêmica da instituição e com excelentes alunas têm tornado o ambiente e o andamento da pesquisa fortemente satisfatório”, destacou.

As neoplasias mamárias são o tipo de tumor mais comumente diagnosticado em cadelas, sendo que a maior parte dessas neoplasias são malignas, associadas à elevada taxa de mortalidade. Acredita-se que a elevada prevalência dessas neoplasias esteja relacionada com o crescimento da população dos animais e à exposição aos fatores de risco que influenciam no desenvolvimento desta patologia.

 O contato com projetos acadêmicos e pesquisas permitem novas experiências e uma variedade de oportunidades. A acadêmica Amanda Rabelo, que faz parte do projeto, conta o interesse e o que espera da iniciação. “Me interessei muito pelo projeto porque além de abordar um tema de extrema importância na Medicina Veterinária, as neoplasias mamárias são um dos casos de maior ocorrência em Clínicas Veterinárias, onde existem vários fatores de risco para que elas ocorram, como por exemplo: idade, raça, anticoncepcionais, castração; além de poder estar relacionado também a fatores como: genética, ambiental, nutricional e hormonal. Espero que juntamente com a professora Tamara, e a colega Bruna, possamos realizar o projeto com muito esforço e dedicação trazendo muitos resultados importantes”, finaliza. 


Política de Privacidade | Política de Cookies