Notícias UNIPAC

Graduando de Psicologia da UNIPAC Lafaiete tem artigo publicado em revista da UFF

Para produzir o artigo o aluno da UNIPAC Lafaiete contou com a ajuda de sua irmã

O desejo de seguir na vida acadêmica fez com que o aluno Vitor Souza se dedicasse à pesquisa no campo da Psicologia escrita de artigos

Em dezembro de 2020, o aluno do curso de Psicologia da UNIPAC Lafaiete, Vitor Célio Souza Lana, teve seu artigo “Atuação multiprofissional em saúde: pontos de contato entre a psicologia e a nutrição” e de sua irmã, Carolina Souza Lana, nutricionista e pós-graduanda em Nutrição Hospitalar e Clínica, publicado na Avyu: Revista de Psicologia, revista da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Para Vitor, o interesse em escrever artigos e apresentar trabalhos em eventos e congressos acadêmicos surgiu com sua vontade de seguir carreira acadêmica. “Os professores orientam durante o curso que produções científicas favorecem no seguimento desta área. As disciplinas de ‘Metodologia’ e ‘Procedimentos Científicos para Investigação em Psicologia’ auxiliaram bastante a escrita do artigo, uma vez que nestas disciplinas foi dado todo o suporte necessário para o desenvolvimento de artigos”. 

A professora do curso de Psicologia da UNIPAC Lafaiete, Júlia Loren, que leciona a disciplina de Procedimentos Científicos a qual tem como objetivo construir uma ponte entre a aquisição e a produção de conhecimento científico, conta a admiração pelo aluno. “O Vitor é um aluno extremamente competente, que participou ativamente de toda a disciplina. Dialogávamos continuamente sobre os interesses que ele possui no campo da pesquisa em psicologia e os resultados apresentados pelo aluno desvelam profícuas contribuições para a psicologia”, elogiou.

A disciplina de “Procedimentos Científicos para Investigação em Psicologia” visa proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender os principais métodos e delineamentos que orientam a pesquisa em psicologia, sendo desenvolvida de maneira teórica e prática. “O grande desafio da disciplina consiste em viabilizar aos alunos os recursos e saberes fundamentais para construção de projetos e relatórios de pesquisa, bem como a construção de artigos científicos. Desse modo, de forma dialógica e colaborativa, objetivo construir com os alunos uma ponte entre a aquisição e a produção de conhecimento científico”, complementou a professora Julia. 

A escolha do tema se deu a partir da decisão de unir as áreas da Psicologia e Nutrição, sendo assim, Vitor resolveu escrever sobre os pontos de contato da psicologia com a nutrição no contexto do trabalho multiprofissional em saúde, em parceria com a irmã e nutricionista Carolina. Outro ponto foi a decisão sobre para qual revista enviariam o artigo e a Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo difundir a produção acadêmica, científica e profissional da psicologia e áreas afins, em sua diversidade de linhas, propostas teóricas e metodológicas. 

“Acredito que a escrita do artigo científico é de grande importância para minha vida acadêmica, permitindo um maior aprendizado e também visibilidade no meio científico. Não obstante a isto, tendo a possibilidade de escrever e publicar este primeiro trabalho junto a minha irmã também se tornou uma felicidade a mais”, concluiu Vitor.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Política de Privacidade | Política de Cookies