UNIPAC promove evento sobre gestão de documentos e arquivos nas instituições

Alunos e professores participaram do evento, cujo tema é considerado de grande importância, inclusive jurídica

Alunos de Administração e Ciências Contábeis de Barbacena e Lafaiete apresentaram trabalho sobre o tema, que faz parte da nova disciplina inserida na grade curricular

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis das Unidades de Barbacena e Lafaiete da UNIPAC ganharam neste semestre uma nova disciplina: a  Arquivística. O objetivo da matéria é refletir sobre a organização de documentos e arquivos dentro das Instituições. Com enfoque na sua importância, os professores Luciana Mara de Oliveira e Nelton Araújo promoveram um evento de extensão, com a participação dos alunos dos 2° e 3° períodos dos respectivos cursos e unidades.

O evento contou com uma palestra proferida pelo professor Nelton, sobre a “Importância da Gestão Documental sob a Ótica Jurídica”. Neste momento, todos alunos, juntamente com toda a equipe docente, tiveram a oportunidade de refletir sobre a Lei nº 8.159 de 8 de janeiro de 1991. A lei dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados; como deve ser realizado o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos que são acumulados dentro das Instituições. Outro ponto relevante citado no evento foi a Gestão Documental, frisando a importância do Plano de Classificação dos Documentos e da Tabela de Temporalidade, que são os instrumentos essenciais de gestão de documentos e arquivos.

Para o professor e advogado, Nelton Araújo, “a interdisciplinaridade gera um grande enriquecimento curricular, possibilitando aos alunos conhecer e interagir com uma parcela maior do universo acadêmico, de forma a produzir reflexos positivos nos profissionais que serão entregues ao mercado”, destacou.

A professora Luciana ressaltou sobre o desafio de introduzir essa temática nos cursos envolvidos e manifestou a sua satisfação de poder aliar a sua prática como gestora de arquivos há 16 anos aos conhecimentos teóricos da Arquivística, para futuros Contadores e Administradores, que serão os próximos responsáveis pelos  processos administrativos dentro das organizações, considerando de grande relevância todo o aprendizado.

Já para o aluno do 2º período do curso de Administração do Unipac Barbacena, Gabriel Pupo, “foi muito importante a implantação da matéria de Arquivística em nossa grade. Através dela conseguimos visualizar vários caminhos de como é ser um administrador e como a gestão empresarial está intimamente ligada à gestão do conhecimento e à gestão documental, que permitem a eficácia nos processos e otimizam as tomadas de decisões dentro das empresas”, finalizou.

Confira abaixo o vídeo do trabalho realizado pelo aluno Luis Felipe Gomes: