Notícias UNIPAC

UNIPAC Lafaiete firma parceria com CSN para execução de projetos

UNIPAC Lafaiete CSN

Alunos da Instituição executarão projetos em diversas áreas a partir dos desafios lançados pela CSN

A UNIPAC Lafaiete, recentemente, realizou uma visita à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Nessa visita, a CSN demonstrou interesse em firmar uma parceria de cooperação, pois existiam várias demandas de projetos que a Instituição poderia ajudar a Companhia a solucionar. A partir do encontro, foram agendadas reuniões entre a CSN e as coordenações dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação.

Segundo o especialista em Engenharia da CSN, Marcelo Fonseca, a conversa entre a empresa e a UNIPAC Lafaiete começou em meados de março, quando foram apresentados todos os desafios que a CSN tinha a serem trabalhados.  “Nós tivemos uma sinergia muito boa e os professores ficaram empolgados com os projetos.  Além disso, os alunos abraçaram, de fato, os desafios e os feedbacks estão sendo ótimos”, comentou. 

Entre os desafios que os alunos da UNIPAC Lafaiete irão realizar na CSN estão: sistema de monitoramento de baixo custo e complexidade para medição de espessura em tubulações; sistema mobile para emissão de registro de ações de sustentabilidade (RAS); polímero para evitar o desgaste e vazamento em tubulações; sistema de comunicação via texto mobile entre os operadores de sala de controle e demais colaboradores do beneficiamento de minério; digitalização do processo de inspeção nos equipamentos rotativos da usina de beneficiamento de minério.

Inicialmente, foram selecionados dois projetos relacionados ao curso de Engenharia de Computação a serem realizados. Para isso, a UNIPAC Lafaiete disponibilizou um edital de iniciação científica para os alunos que desejavam participar. Os projetos estão sendo desenvolvidos por alunos do 8º período da Engenharia da Computação, sob a coordenação do professor Jean Mendes. A formalização, bem como a finalização da escolha dos alunos de iniciação científica, foram efetivados em setembro deste ano.

Segundo o professor e coordenador, Jean Mendes, com essa parceria a UNIPAC Lafaiete tem a oportunidade de envolver seus alunos em situações reais na área de atuação dos cursos. “Isso dará aos alunos uma oportunidade única de aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade e também ter contato com engenheiros em atuação real nos seus locais de trabalho.  As situações que estão sendo vivenciadas na execução desses projetos retratam fielmente o que os futuros profissionais encontrarão no mercado de trabalho. Sendo assim, eles sairão da faculdade em condições de assumir qualquer desafio que lhes for proposto. Esse é o tipo de parceria em que todos os lados envolvidos saem ganhando”, afirmou.

O aluno Igor Nathanael, do 8º período de Engenharia de Computação, contou que a oportunidade está sendo de grande importância para sua formação profissional. “Além da experiência e oportunidade de entender o cotidiano da empresa e seus meios de trabalho, esta iniciação científica ainda me coloca em contato direto com pessoas de dentro da empresa, o que é bom, não só para o andamento do projeto, mas também para quando concluir o curso, devido ao fato de ter este contato dentro da empresa. Meu esforço agora pode vir a ser recompensado em uma oportunidade de entrar de fato na empresa, ou se não diretamente nela, em algum outro projeto que esteja próximo, afinal, mesmo de forma indireta, esta oportunidade vai agregando mais pessoas a minha rede de contatos”, finalizou.


Política de Privacidade | Política de Cookies