Dia Internacional da Mulher é comemorado na Unipac com atividades diversas de informação e aprendizagem

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado na Unipac no dia 09/03 com diversas atividades. As colaboradoras puderam, durante a tarde, dar uma paradinha em suas atividades para participarem de um bate papo sobre cuidados com a saúde e bem estar com a Enfermeira Kátia Regina Milagres da Secretaria Municipal de Saúde. Em seguida foi oferecido um delicioso lanche.

A Bibliotecária Bruna D’Ângela Martins Ferreira disse que foi uma excelente iniciativa. “Criou-se um momento de aprendizado e descontração, onde pudemos compreender que devemos aliar nossa rotina de mulher com cuidados com nossa saúde e nosso bem estar. Nós mulheres temos uma rotina muito agitada, dupla jornada, trabalhamos, estudamos, somos mãe, filha, companheira, cuidamos de todos, buscamos tanto a liberdade de ser, de ir e vir, e nesse meio tempo esquecemos de cuidar de nós mesmas. A palestra nos fez acender um sinal de alerta que devemos dedicar um tempinho para nós, cuidar do corpo, melhorar a mente e alimentar o espírito, precisamos de amor próprio e saúde para florescer”, comentou.

À noite os alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Administração e Gestão de RH participaram de um encontro com as Diretoras da ACIAS Mulher, Maysa Vieira Borba, da Habitar Empreendimentos Imobiliários, Eliane Ângela Forte e Silva, proprietária da Bia Plus Size, Espaço Kids e Mais Casa Decor e a empresária Ivana Souza, da Loja da Natura Aroma das Montanhas. Elas falaram sobre Empreendedorismo para Mulheres, mas os ensinamentos e as experiências apresentadas foram lição para todos os alunos, com o compartilhamento de suas experiências e histórias de vida.

A professora Eliete Dias dos Santos Barbosa disse que foi super interessante este encontro. “Foi muito importante para os alunos, tivemos um ótimo feedback, quando os alunos disseram o quanto gostaram da experiência. É um momento em que eles vêm a vida real, por meio das histórias das empreendedoras e seus cases de sucesso. Elas mostraram para nossos alunos que cada um tem possibilidade de ser um empreendedor, basta acreditar e ter coragem. Adorei os cases, foi uma contribuição fundamental para o aprendizado”, ressaltou.

O Professor Wesley Luciano também aprovou a iniciativa, que proporcionou um aprendizado sobre a prática no dia a dia de um empreendimento. “Nós ensinamos os alunos sobre a prática, mas muitas vezes não temos esta vivência, no entanto, ao promovermos um bate papo com empreendedores que possuem esta experiência profissional fica mais claro o entendimento desta matéria. A iniciativa de trazer as empreendedoras para esta apresentação foi muito válida, tanto para os alunos quanto para os professores. Agregou muito ao conteúdo pedagógico”.

Já no curso de Psicologia o momento foi de refletir sobre os conflitos vivenciados pelas mulheres diante da sociedade ao longo dos anos. Foram exibidos os filmes Aquarius, Minha mãe é uma sereia, Estrelas Além do tempo, O Sorriso de Monalisa, Sulfragistas e Frida. Após os filmes foi realizado debate orientado pelos professores. Um espaço de reflexão e crítica sobre ser mulher na sociedade contemporânea.  Além disso, os alunos estão promovendo durante este mês de março uma ação social para arrecadação de materiais de cuidados pessoais como desodorante, absorvente, creme dental, escova de dente, batom e esmalte. Com a arrecadação serão montados kits para serem distribuídos às mulheres em situação de rua. A campanha vai até dia 27 de março.