Egressa do curso de Pedagogia da UNIPAC Lafaiete faz palestra para os futuros educadores

A pedagoga Flávia Teodoro Fonseca, egressa da UNIPAC Lafaiete, realizou na noite de segunda-feira, 02/03, uma palestra para alunos dos 2º, 3º e 7º períodos do curso de Pedagogia. Ela falou sobre a “BNCC: Base Nacional Comum Curricular”, que tem por principal objetivo garantir a educação com equidade, por meio da definição das competências essenciais para a formação do cidadão em cada ano da educação básica, tema de especial relevância para os futuros educadores.

A coordenadora do curso de Pedagogia e Diretora Acadêmica da UNIPAC, professora Vanessa Tavares, explicou a importância do tema para os alunos. “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras – públicas e particulares – de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Flávia Teodoro Fonseca formou na UNIPAC Lafaiete, foi aprovada em concurso público e atua na sua área de formação, tendo capacitado, pela sua grande competência, alguns colegas de trabalho, o que nos motivou a realizar o convite. A presença de Flávia Teodoro, com um tema de tamanha relevância, motivou todos os alunos, no intuito de observarem a parte prática da atuação profissional e articular a aplicação da proposta da BNCC”.

A iniciativa de levar ao conhecimento dos alunos este tema foi da professora Adriana Rodrigues Reis Carneiro, que ressaltou o relevante trabalho que a egressa vem desenvolvendo no setor educacional. “Flávia Teodoro está executando um excelente trabalho no município de Lafaiete com formação de professores e Analistas Educacionais sobre a BNCC, e como é temática a ser trabalhada nas disciplinas que leciono e de fundamental importância no curso de Pedagogia, a convidei para compartilhar conhecimento e experiências com os alunos”.

A aluna Marinês Alves Chaves, do 6° período de Pedagogia, aprovou a iniciativa e relatou sobre o conteúdo da palestra. “A palestra realizada pela professora Flávia Teodoro sobre a BNCC agregou ainda mais ao nosso conhecimento, visto que a base já se encontra em vigor e é fundamental para a melhoria da qualidade da educação brasileira”.

Também participaram da palestra as professoras Flávia Dornelas e Heloisa Neto Campos Leão, do curso de Pedagogia da UNIPAC Lafaiete.