Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaiete, aprendizado pautado na prática

O panorama atual do processo de aprendizagem no curso Medicina Veterinária demonstra a necessidade contínua do aprimoramento dos recursos didáticos ministrados em salas de aula, direcionando os mesmos para atividades práticas complementares que demonstrem sua aplicabilidade no dia a dia, acompanhadas da complexidade de seus desafios.

A prática não inclui somente as atividades realizadas em laboratórios, mas diversas outras experimentações que podem promover o desenvolvimento dos alunos como a capacidade de reflexão, construção de ideias e atitudes, enfrentamento de desafios do cotidiano, além do conhecimento de procedimentos.

Pensando neste contexto, o curso de Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaiete prioriza a realização de aulas práticas desde o primeiro período do curso. Segundo a coordenadora do curso, professora Ivana Siqueira, “desta forma mantemos nossos alunos em contato contínuo com as diversas áreas e possibilidades que o curso promove, permitindo ao mesmo um conhecimento amplo de todas as áreas do curso e criando oportunidades diversificadas para o futuro profissional de nossos alunos. Não se pode deixar de falar da atuação estratégica de nossos professores, articulando o processo ensino aprendizagem para o contexto da prática. As técnicas, sejam elas de que tipo forem, serão sempre meios para o professor articular conhecimentos gerais e disciplinares com vistas à aprendizagem de seus alunos”, ressaltou.

As aulas são ministradas de diversas formas e lugares, a fim de aproximar o acadêmica da realidade profissional, conhecendo todos os desafios e possibilidades do mercado de trabalho. Além dos laboratórios, da Policlínica para pequenos e grandes animais, as aulas também são ministradas em fazendas, propriedades parceiras da UNIPAC, em órgãos públicos, em propriedades de produtores e beneficiadores de leite, carne e outros produtos de origem animal.