Egresso de Engenharia de Minas da UNIPAC é aprovado para o mestrado da UFOP

O Engenheiro de Minas Jacinto Tchipa Daniel Cumena, egresso da UNIPAC Lafaiete, foi aprovado no PPGEM (Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mineral) da UFOP, conquistando o 3º lugar. Jacinto conta que dentre os aspectos fundamentais para a sua aprovação, o principal foi a graduação em Engenharia de Minas na UNIPAC Lafaiete, pois durante o processo de seleção para o mestrado foi submetido a teste de conhecimento específico, em etapa eliminatória, quando foi fundamental a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação e consolidados também no programa de estágio do qual participou por mais de um ano na área de “Tratamento de minérios’. “A primeira etapa eliminatória foi a prova de Inglês, cujos cursos de Inglês que realizei tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos por programa de intercâmbio, foram de extrema importância para a aprovação na mesma. Teve também a etapa classificatória, que foi a análise curricular. Nesta etapa foram fundamentais os programas de monitorias oferecidos pela UNIPAC, dos quais participei exercendo a função de monitor por mais de três anos e em sete matérias distintas. Também contou a publicação de artigo que tivera feito na revista Brasileira de Geografia e Física, artigo este que teve a participação do professor José Alves, Professora Patrícia, e a estudante Alanna, o qual abordou sobre o setor diamantífero em Angola e seus impactos socioeconômicos. Contudo, para aprovação no programa, foi fundamental a dedicação de minha parte, e a preparação a priori, assim como a contribuição dos professores da UNIPAC Lafaiete na transmissão dos conhecimentos necessários e o incentivo nas diversas atividades de agregação acadêmica”, comentou Jacinto.
Jacinto conta que chegou à UNIPAC Lafaiete por meio de um processo seletivo do qual participou no seu país de origem, Angola, que visava os estudantes recém-formados do Ensino Médio. “O programa abrangia Angola inteira, participando mais de dez mil candidatos para quinhentas vagas. No final dos processos, fomos distribuídos em cursos e consequentemente em países e regiões que tivessem como forte os cursos escolhidos. No entanto, o curso foi Engenharia de Minas, na região do Quadrilátero Ferrífero. E a Universidade escolhida foi a UNIPAC Lafaiete”, explicou.
Quanto à sua experiência na UNIPAC ele disse que foi muito significativa, pois conseguiu alcançar seus objetivos, terminar o ensino superior com todo empenho, comprometimento e dedicação, visando assim sua inserção no mercado de trabalho e até mesmo a continuação no ramo acadêmico, a fim de contribuir da melhor forma possível não só no âmbito profissional, mas também familiar, cujo último é o principal propulsor desse motor.
Jacinto foi um aluno destaque em sua turma, condecorado com a Medalha Presidente Antônio Carlos, entregue na cerimônia de colação de grau que aconteceu neste último mês de julho. Ele enfatiza que recomenda a UNIPAC Lafaiete como referência e justifica que “temos professores que estão em contato direto com a área industrial, passando suas vivências e experiências do dia-a-dia, para que o estudante possa se inserir da melhor forma no mercado de trabalho. Além dos valores científicos, também focam nos valores humanos, afirmando assim a ideia de que a vida vem em primeiro lugar”, destacou.
Para aqueles que estão iniciando o ensino superior e também para os veteranos, Jacinto deixa uma dica para que aproveitem ao máximo todo o aprendizado. “Tanto aos alunos calouros quanto aos veteranos, apelo que estabeleçam metas e procurem ter um referencial que seja um dos mais elevados. Procurem o empenho e comprometimento, sabendo separar os momentos. Quando der, estude antes a matéria, e quando tiveres o primeiro contato em sala de aula, não será mais um prazer em conhecê-lo, mas sim, um olá, prazer em revê-lo, aí tudo se torna mais fácil, e saiba sempre que tudo é possível, até o que achas que não é possível, também é possível, só não tens a explicação exata até o momento”.
A direção da UNIPAC Lafaiete e a coordenação do curso de Engenharia de Minas parabenizam Jacinto pela conquista, que será a primeira de muitas, e desejam ao novo Engenheiro de Minas muito sucesso em sua carreira profissional.