UNIPAC Lafaiete recebe visita do Capsi

Na última semana, a UNIPAC Lafaiete recebeu uma visita muito especial dos pacientes do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) juntamente com seus familiares.
As duas instituições já possuem uma parceria e foi através dos alunos da UNIPAC que fazem estágio no CAPSi que surgiu a ideia desta visita, que foi marcada pelas atividades desenvolvidas na brinquedoteca, contação de histórias, brincadeiras e encerramento com um piquenique.

As atividades extramuros realizadas pelo CAPSi objetivam consolidar uma das principais propostas da reforma psiquiátrica, que é trabalhar a reabilitação psicossocial e a inclusão dos pacientes nos diferentes espaços sociais que frequentam, promovendo fortalecimento dos vínculos familiares e maior circulação social, o que leva à desestigmatização dos tratamentos realizados no campo da saúde mental. No dia 18/05 foi comemorado o dia da Luta Antimanicomial e atividades como esta fortalecem o objetivo de proporcionar tratamentos em liberdade e pautados na lógica da integralidade da saúde, compreendida como bem-estar biopsicossocial.
Segundo a Diretora Acadêmica da UNIPAC Lafaiete e Coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Vanessa Mara Tavares, “o ato de brincar revela para as crianças experiências agradáveis e incomparáveis com qualquer outro tipo de atividade. Quando organizamos atividades lúdicas despertamos nas crianças diferentes habilidades que auxiliarão por toda a vida. As atividades desenvolvidas pela professora Patrícia e os alunos do curso de Psicologia permitiram o despertar da criatividade, além de desenvolver o pensamento crítico. Para animar ainda mais a criançada foi oferecido um piquenique, que agradou muito os nossos queridos convidados. A brinquedoteca da UNIPAC Lafaiete assume uma grande responsabilidade social, de ser um espaço onde as crianças vivenciam situações do seu cotidiano e as estimula a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes”, encerrou.