Notícias UNIPAC

UNIPAC adere ao movimento mundial Abril Verde

A UNIPAC aderiu à Campanha Abril Verde em todas as unidades da Instituição. Várias organizações no mundo inteiro promovem ações voltadas à Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais do Trabalho, que devem sempre fazer parte dos processos de trabalho. Na UNIPAC, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) é responsável pelas atividades e irá oferecer cursos e palestras voltadas para a saúde do colaborador.
Segundo Marcos Renan Silva Vieira, técnico em Segurança no Trabalho, “a UNIPAC atende todas as unidades e os funcionários são alertados sobre os riscos de acidentes e riscos ergonômicos a que estão sujeitos. O nosso principal foco é sobre o acidente de trajeto, pois precisamos da rodovia para acesso à instituição. É sempre perigoso, precisa de atenção redobrada. Todos os nossos colaboradores são atendidos e orientados. Para uma melhor orientação, todas as unidades possuem mapa de risco ambiental, que orienta qual risco e qual grau nossos colaboradores estão expostos durante a rotina de trabalho”, explicou.
O SESMT
A Norma Regulamentadora nº 4 – Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT prevê em seu item 4.1 que as empresas devem, obrigatoriamente, manter os SESMT com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, sendo que o dimensionamento do serviço vincula-se a gradação de risco da atividade principal da empresa e ao número total de empregados do estabelecimento, devendo ser observado o quadro II da NR-4 que estabelece quais e quantos profissionais (Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho) deverão compor o serviço.


Política de Privacidade | Política de Cookies