ProUni abre inscrições para o 1º semestre de 2019

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre inscrições para entrada no 1º semestre de 2019 na próxima quinta-feira (31/01). O prazo para se inscrever é curto, se encerra no dia 03/02 (domingo). Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre, abrirá em 7 de fevereiro. A UNIPAC/FUPAC está entre as instituições de ensino que oferecem tanto o ProUni, quanto o Fies, para os candidatos de todos os cursos de graduação.

As Inscrições

Os candidatos devem se inscrever entre 31/01 e 03/02, pelo site do programa: http://prounialuno.mec.gov.br.

Para concorrer às bolsas, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no exame. Quem esqueceu as senhas tem a opção de resgatá-las com o número do CPF.

Como funciona o Prouni?

O Prouni é um sistema que seleciona candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em cursos de graduação de instituições privadas, com bolsas de estudos parciais ou integrais, de acordo com a nota do exame.

Cada candidato pode selecionar até duas opções de curso durante o período de inscrições pela internet.

Ao final da seleção, os candidatos aprovados devem levar até as instituições os documentos para comprovar que atendem aos requisitos exigidos pelo programa.

Quem pode se inscrever?

Para participar, o candidato precisa ter feito a edição 2018 do Enem e não pode ter um diploma do ensino superior. Também é preciso se enquadrar em um dos seguintes critérios de renda:

– Para concorrer às bolsas integrais: renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;

– Para concorrer às bolsas parciais: renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos;

Além disso, é preciso se encaixar em pelo menos uma das seguintes situações:

– Ter cursado o ensino médio completamente em escola pública;

– Ter cursado o ensino médio completamente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral;

– Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral;

– Ser portador de uma deficiência;

– Ser professor do quadro permanente de uma escola pública (nesse caso, o critério de renda familiar não se aplica).

Novo cronograma do Prouni

Início das inscrições: 31 de janeiro

Fim das inscrições: 3 de fevereiro (às 23h59)

Primeira chamada: 6 de fevereiro