UNIPAC Lafaiete realiza Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária

A JAVET – Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária ocorreu em meados de junho, com a participação massiva dos estudantes de todos os períodos. Foi aberta para todos os alunos, seja na forma de participante ou de ouvinte. O objetivo central da Jornada foi despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes da graduação do curso de Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaeite.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária puderam inscrever trabalhos de pesquisas científicas nas modalidades oral e pôster para apresentarem durante o evento. Mediante a elaboração de levantamentos bibliográficos, descrição de relatos de caso e participação em projetos de pesquisa, com orientação adequada, foi possível aprimorar o espírito crítico e complementar o aprendizado acadêmico oferecido em sala de aula.

Todos os trabalhos inscritos foram desenvolvidos pelos próprios alunos, sob a ótica do Comitê de Ética e Pesquisa e do Regulamento da JAVET.

Durante a Jornada, foram apresentados trabalhos de diversas áreas da Medicina Veterinária, como: Nutrição Animal, Anestesiologia, Animais selvagens, Clínica e Cirurgia, Diagnóstico por imagem, Doenças Infecciosas, Doenças Parasitárias, Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública, Obstetrícia Veterinária, entre outras.

Cada estudante procurou um professor para ser seu orientador durante a elaboração do trabalho. Os melhores trabalhos foram selecionados e apresentados durante a Jornada Acadêmica. Durante o evento, alunos do 10º período também tiveram a oportunidade de mostrar uma prévia das atividades realizadas durante o estágio supervisionado, servindo como incentivo para os alunos dos primeiros períodos, para mostrar o que estar por vir e como é ampla a profissão. “A Jornada foi um sucesso e abriu novos leques para a carreira profissional dos alunos. Foi um marco inicial para a realização de futuros projetos científicos”, relatou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Ivana Maria Siqueira.