UNIPAC Lafaiete participa de evento do Dia da Família na Praça Tiradentes

Na tarde da última terça-feira (15/05), a UNIPAC Lafaiete participou do evento em comemoração ao Dia da Família e Dia do Assistente Social, promovido pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Praça Tiradentes. O objetivo é comemorar as datas festivas e prestas serviços à população. A UNIPAC Lafaiete expôs informações sobre todos os seus cursos de graduação e os cursos de Pedagogia, Medicina Veterinária e Educação Física ofereceram serviços à comunidade.

O curso de Pedagogia realizou um concurso de bambolê com as crianças. Participaram meninos e meninas, de diversas idades. A intenção foi resgatar essa brincadeira antiga, trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e a desenvoltura para lidar com atividade física. Música. “Todos os anos a gente participa. O Dia da Família é um momento de trazer a família para dentro do cotidiano da escola. Várias escolas estavam presentes e levaram os alunos para fazer atividades. A criança faz uma homenagem para os familiares e isso é muito legal. A participação deles é muito importante no sentido de dividir o processo de aprendizagem, que não é responsabilidade só da escola. Quem está dentro de casa deve idealizar também o propósito de educar, ensinar e trabalhar não só a parte cognitiva da criança, mas lidar também com questões ligadas ao afetivo e ao emocional. E foi isso que a gente quis mostrar”, explicou a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Vanessa Mara.

Uma aluna do 7º período do curso de Educação Física ministrou aulas de dança recreativa e alongamento, voltados para o público da terceira idade. Para o coordenador do curso, professor Fabrício Santos, “é um evento que tem muita representatividade para a cidade, porque é realizado próximo à Prefeitura, em um local de muito movimento, onde todo mundo passa. Acho importante esse tipo de evento para mostrar que a UNIPAC está comprometida com as causas sociais, em prestar serviços para comunidade e está sempre preocupada com a saúde e a qualidade de vida das pessoas”.

O curso de Medicina Veterinária ofereceu orientações sobre saúde dos animais, informações sobre vacinação, vermífugos e alimentação. Os alunos do curso responderam dúvidas e questões da comunidade, já que a maioria das famílias tem pequenos animais em casa. Também falaram sobre qualidade do leite, importância da pasteurização, já que trata-se de um alimento de grande consumo pela população. “Acho que essa ação estreita o laço entre comunidade acadêmica e população. Aproxima a população de conceitos são mais técnicos e que as pessoas têm dificuldade de acesso, e coloca os alunos na rotina, no cotidiano, na realidade que vão enfrentar como profissionais. É muito importante esse contato dos alunos com a comunidade, para saber como proceder e lidar com as diferenças. Acho que ajuda na formação deles, traz conceitos da prática alinhados à teoria que têm dentro da faculdade”, explicou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Ivana Siqueira.

Para o diretor geral da UNIPAC Lafaiete, professor José Ambrósio Neto, eventos como o UNIPAC na Praça trazem benefícios para a comunidade e também para os alunos da instituição. “A UNIPAC está inserida na comunidade de Lafaiete e está sempre preocupada com as questões sociais. Contribuir com serviços para a população é um dos nossos focos, e isso é benéfico para os nossos alunos também, já que eles aprendem a lidar com a sociedade. Por meio das ações e atividades oferecidas na praça, muitos deles tiveram contato com a realidade profissional”, relatou.