Professores da UNIPAC Lafaiete têm artigo publicado em Revista Científica Internacional

Como forma de valorizar os conhecimentos adquiridos e a qualidade do ensino e pesquisa, os professores Fábio Dias Luns e Rafaela Carolina Lopes Assis Luns, do curso de Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaiete, tiveram um artigo publicado na revista científica internacional “Biomedical Resarch International”. Com o título “Coadministration of Nematophagous Fungi for Biological Control over Nematodes in Bovine in the South-Eastern Brazil” (Coadministração de fungos nematófagos para controle biológico de nematóides em bovinos no sudeste do Brasil), o artigo é fruto de uma dissertação de mestrado. O objetivo dos professores foi dar continuidade à linha de pesquisa que aborda a forma de controlar a verminose a campo em bovinos, com controle biológico, minimizando o controle químico e, desta forma, contribuindo com a preservação ambiental.

Segundo o professor Fábio Luns, a publicação do artigo foi muito gratificante profissionalmente. “A Biomedical Resarch International é uma revista internacional de grande impacto, que dá visibilidade ao nosso trabalho como pesquisadores. A divulgação da pesquisa é muito relevante, pois possibilita a outros pesquisadores utilizarem o artigo em seus trabalhos”. Experiência que o professor também repassa aos alunos do curso de Medicina Veterinária em suas aulas. Para os alunos que desejam crescer profissionalmente, o professor Luns recomenda que devem dedicar-se aos estudos e buscar outros conhecimentos, sempre ampliando seus horizontes. “Quem quer ser pesquisador tem que estudar muito, se empenhar, ler muitos artigos, fazer monitoria, tentar iniciação científica e fazer estágio, a fim de desenvolver a parte prática, para facilitar a aprovação em mestrados e procurar aprender inglês, que é fundamental para o atual cenário profissional”.

O professor Fábio Luns atua nas disciplinas “Clínica, Cirurgia e Obstetrícia de bovinos”, “Forragicultura” e “Bovinocultura de leite”. A professora Rafaela Carolina Lopes Assis Luns leciona nas disciplinas “Inspeção de leite e derivados” e “Tecnologia de leite e derivados”.

“É um orgulho compartilhar o profissionalismo de nossos professores, pelas suas capacidades e dedicação à vida acadêmica. Competência e empenho são as melhores palavras para descrever cada um deles. A equipe da Medicina Veterinária da UNIPAC Lafaiete sente-se lisonjeada por participar desta conquista”, ressaltou a professora Ivana Maria de Carvalho Siqueira, coordenadora do curso de Medicina Veterinária. Ivana disse ainda que “na vida acadêmica é essencial a presença de mestres para nortear o futuro daqueles que almejam conquistar sua graduação e se tornarem profissionais qualificados e respeitados. Esta conquista de nossos docentes reitera nossa qualificação e profissionalismo ao preparar futuros médicos veterinários para o mercado de trabalho”, concluiu.

As direções Geral e Acadêmica da UNIPAC Lafaiete parabenizam os professores pela conquista e destacam que a Instituição sempre apoia as iniciativas de seus docentes e discentes. Ressaltam ainda que incentivam a pesquisa e iniciação científica, produção de artigos, participação em congressos, workshops entre outros eventos e atividades que aproximem o acadêmico das áreas específicas, ampliando seus conhecimentos e aprimorando seu aprendizado.