Novos alunos visitam estrutura da UNIPAC

Na semana passada, tiveram início as aulas do primeiro semestre letivo de 2018 na UNIPAC Lafaiete. Dias depois de serem recepcionados com um show da banda Tianastácia, os alunos que ingressaram agora nos primeiros períodos dos cursos foram guiados por visitas na unidade.

Na visita aos laboratórios de Medicina Veterinária no dia 22/02, os alunos do primeiro período do curso conheceram as instalações da Policlínica Veterinária e do Hospital de Grandes Animais da UNIPAC Lafaiete. O objetivo foi apresentar aos futuros veterinários o ambiente de realização de aulas práticas. Os técnicos responsáveis pelos laboratórios orientaram a visita.
A estrutura dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Elétrica e Computação também foi visitada pelos alunos dos primeiros períodos no dia 27/02. Acompanhados pelos coordenadores, prof. Emerson Tavares e prof. Jean Carlo Mendes, os alunos visitaram a biblioteca e os diversos laboratórios disponíveis para as práticas dos cursos. Foi o momento de conhecer os espaços de aprendizagem que aguçou a curiosidade dos calouros dos cursos.
Para o coordenador Emerson Tavares, a UNIPAC Lafaiete conta com um parque laboratorial completo, com equipamentos de última geração, capazes de suprir todas as necessidades de atividades práticas nos cursos de Engenharia Elétrica, de Automação e Computação. “Temos diversos sistemas e equipamentos na área de eletricidade, eletrônica, acionamentos, proteção, controle e automação, física, informática, química, Sala de Aprendizagem Ativa, etc. Uma estrutura que poucas instituições de ensino superior brasileiras têm. Os projetos dos cursos preveem constante utilização dos laboratórios para o desenvolvimento de aulas práticas e projetos, pois a melhor forma de consolidar o aprendizado é praticando aquilo que foi aprendido. A meu ver, a visita aos laboratórios é de extrema importância para os alunos ingressantes na faculdade, pois torna-se possível enxergar e entender de forma mais clara tudo aquilo que eles terão oportunidade de estudar, aprender e praticar ao longo do curso”, garantiu.
O Prof. Jean Carlo Mendes, Coordenador do Curso de Engenharia da Computação também ressaltou a relevância dos laboratórios para o aprendizado. “O primeiro contato dos alunos com os laboratórios de aulas práticas lhes permite ter uma noção melhor dos caminhos que eles irão trilhar dentro da faculdade. Muitas das vezes, é esta primeira experiência que vai dar ao aluno a segurança e a certeza de ele escolheu o curso certo. Nas aulas práticas os alunos vivenciam as situações que encontrarão no mercado de trabalho. Portanto, conhecer estes espaços já no início do curso é de suma importância”.
A Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária destaca que os espaços propiciam a aproximação da teoria com a prática. “A visita dos calouros aos prédios da Policlínica Veterinária possibilita o conhecimento das áreas práticas do curso, que se inicia desde o primeiro período com a disciplina de Anatomia. Isso fortalece a escolha destes alunos interagindo-os com as nossas instalações e com a profissão de escolha. Além disso, a realidade prática os coloca em contato com a vivência do profissional Médico Veterinário, motivando-o a se qualificar cada vez mais e melhor, para que tão quanto possível possam estar vivenciando a prática clínica e cirúrgica hospitalar. Nossas instalações práticas permitem a perfeita articulação entre a teoria e a prática, que é fundamental ao aprendizado da Medicina Veterinária”.