Alunos de Direito assistem a palestras sobre o mercado de trabalho

No último dia 21 de junho, o Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ da UNIPAC Itabirito realizou o evento “O Mercado de Trabalho na Advocacia Mineira: os reflexos da vida acadêmica no início da carreira jurídica”. Alunos de todos os períodos do curso de Direito assistiram a palestras ministradas pelo Dr. Cristiano Volpe Guimarães, vice presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB-MG; pelo Dr. Bruno Correa Lemos, vice presidente da Comissão de Estagiários e de Assuntos Estudantis da OAB-MG; e pela Dra. Celina Rodrigues da Cunha, presidente da OAB da comarca de Itabirito.

O evento foi organizado pelo professor do NPJ, Alexandre de Lima e Silva, com o apoio dos professores Lidiane Malagone Pimenta, do curso de Direito; José Carlos Henriques, coordenador do curso de Direito; e Rita de Cassia Melo Laport, coordenadora do NPJ. O objetivo foi traçar para os alunos as possibilidades que eles possuem de realizar atividades de cunho político, profissional e acadêmico durante sua graduação. Além de apresentar a eles as peculiaridades do mercado de trabalho no âmbito jurídico, especialmente no que diz respeito à advocacia.

As palestras foram ministradas por profissionais da advocacia mais experientes, que estão no mercado há muito tempo, e também por quem é mais jovem no mercado de trabalho, para os alunos conseguirem ver vários pontos de vista de um mesmo contexto. Segundo o professor Alexandre, com as palestras, os alunos conseguiram ver os benefícios e as dificuldades da carreira, além de verificar a realidade da prática da profissão e do mercado.

“No dia a dia do curso de graduação, não temos tempo hábil ou espaço para discutir com nossos alunos questões envolvendo gestão de escritório, marketing pessoal, importância em desenvolver competências como oratória, realidade do mercado de trabalho e instrumentos essenciais para o dia a dia de um advogado. Em atividades organizadas no NPJ é que temos a oportunidade de trazer esse tipo de discussão, que é essencial, para os nossos alunos, complementa o aprendizado em sala de aula. É muito importante eles conhecerem a realidade do mercado de trabalho e da profissão para se prepararem”, explicou o professor.