O Técnico em Segurança do Trabalho é uma profissão que nos últimos anos tem crescido no mercado e por isso é cada vez mais procurada por pessoas que gostam de trabalhar com medidas de segurança e prevenções de acidentes. O curso técnico em Segurança do Trabalho tem como objetivo formar profissionais ecléticos que conheçam, além das normativas técnicas, os procedimentos de segurança e questões que envolvam saúde e higiene. Para ingressar no curso técnico em Segurança do Trabalho, o aluno precisa ter concluído pelo menos o ensino médio de escolaridade. Esse é um dos cursos mais procurados no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os candidatos devem possuir a conclusão do ensino médio (ou equivalente) ou estar cursando a 2ª (segunda) ou 3ª (terceira) série do referido ensino.
1200 horas / 18 meses
Algumas habilidades que se espera do profissional de Segurança do Trabalho é que ele tenha uma boa capacidade de observação técnica, saiba administrar conflitos, tenha uma visão sistêmica, capacidade de comunicação e negociação. É muito importante também que ele saiba trabalhar em grupo e tenha atitude proativa. O Técnico em segurança do trabalho é um profissional de extrema importância na atuação de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, sendo assim ele é uma figura que desempenha um papel estratégico nas organizações.
A carreira para aqueles que se dedicam a área de segurança do trabalho é considerada promissora, porém bastante disputada. No entanto, profissionais com mão de obra qualificada tendem a encontrar excelentes vagas de emprego neste ramo, visto que estes são os alvos principais dos empregadores. O trabalho do Técnico em Segurança do Trabalho está ligado principalmente na avaliação e prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais, podendo atuar em empresas de diferentes setores como a construção civil, industriais, hospitais e bancos. Confira logo abaixo algumas atribuições voltadas a estes profissionais: • Identificar os riscos de acidentes, seja pessoal, material e ambiental; • Implantar ações corretivas; • Recomendar ações que evitem doenças e acidentes de trabalho; • Orientar referente ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). Com um mercado de trabalho amplo, esse profissional pode atuar tanto em empresas privadas, quanto públicas, dos mais diversos portes e setores econômicos, ele também pode fazer parte de órgãos oficiais, como o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). O salário do Técnico em Segurança do Trabalho é bastante atraente, sendo considerado o de melhor remuneração entre as carreiras técnicas. Ele pode ganhar em média até R$ 6.500.
R$ 229,90 mensais