Notícias UNIPAC

Grupo de Pesquisas do Unipac Barbacena lança aplicativo que mostra rotas SUS em Barbacena

Foi apresentado na reunião do último dia 02/12 do Conselho de Saúde de Barbacena o aplicativo Belisário. O Belisário apresenta rotas de atendimento de saúde no SUS em Barbacena com base na localização do usuário e no sintoma. Basta digitar o sintoma e o aplicativo mostrará os locais mais próximos (seja UBS ou Hospital) que podem atender o caso relatado.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas Aplicadas em Tecnologia e Comunicação, do Unipac Barbacena, composto por alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Ciências da Computação, Odontologia e Medicina. O grupo multidisciplinar é coordenado pelo professor Ricardo Rios, do curso de Publicidade e Propaganda do Unipac Barbacena.

O médico neurologista Lucas Cantaruti, que participou da validação do Belisário, observou que o produto auxilia as equipes de saúde:

“Por vezes, as unidades de saúde fazem atendimento com base no Protocolo de Manchester e o paciente não entende o motivo de seu caso ser classificado com a cor azul e ser encaminhado a outro lugar mais adequado para atendimento. Com essa ferramenta, o paciente pode procurar atendimento especializado para o que ele precisa, ganhando tempo para a resolução do seu caso”.

Da sala de aula para o mercado

O Grupo começou a desenvolver o Belisário em 2022, como parte de um desafio do projeto de pesquisa: desenvolver técnicas de produção de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e patentes na Academia de Comunicação, por meio de empirismo.

“Nos últimos anos, estudamos vários modelos de criação de negócios e produção industrial para chegar ao Belisário. Esses estudos geraram, além do produto e da patente, diversos artigos científicos que permitirão à Academia da Comunicação pensar – de forma eficaz e com modelos validados – outros produtos de Pesquisa & Desenvolvimento”, disse o coordenador do Grupo, professor Ricardo Rios.

Além da questão acadêmica, o Belisário surge de uma demanda social: a falta de conhecimento dos fluxos de atendimento no SUS em Barbacena.

“A população não conhece os fluxos de atendimento do SUS na cidade. Se uma pessoa sente uma dor de barriga leve, para onde ela vai? Para a Unidade Básica de Saúde ou para um hospital de alta complexidade? O Belisário resolve essa demanda, indicando qual é o ponto de atendimento mais próximo para aquele sintoma”, observou Lara Wiermann, que é aluna do curso de Publicidade e Propaganda e bolsista do Grupo.

Produto patenteado

A patente do Belisário foi concedida no mês de outubro pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), permitindo que o serviço possa chegar a mais cidades, por meio de uma tecnologia exclusiva desenvolvida para o aplicativo. Em breve será disponibilizada a versão do serviço para dispositivos Android. O download estará disponível na Google Play Store.

“Neste primeiro momento, disponibilizamos a versão web, onde qualquer pessoa pode acessar o serviço através do celular, tablet ou computador, sem precisar instalar qualquer aplicativo”, disse Matheus Bomtempo, estudante do curso de Ciências da Computação e bolsista do Grupo.

Uma preocupação do desenvolvimento foi com a segurança das informações:

“Desde o primeiro momento, o professor Ricardo solicitou anonimização total dos dados trafegados no Belisário. Não temos acesso ao que você procura ou o local em que o usuário se encontra, oferecendo privacidade a quem usa o Belisário”, disse Thaian Ramalho, estudante do curso de Ciências da Computação e bolsista do Grupo.

Rafaela Bertolla, aluna de Publicidade e Propaganda e bolsista do Grupo, destaca, ainda, a importância da interface e da escolha das cores do aplicativo: “Escolhemos o azul para a interface do Belisário para fugir do clássico verde na saúde e transmitir calma e confiança. Nos baseamos nos princípios de design de Timothy Samara, que fala sobre como as cores podem influenciar as percepções e emoções dos usuários. Queríamos uma identidade visual que fosse bonita e que proporcionasse uma experiência agradável e acolhedora para os usuários”.

Como utilizar?

O Belisário está disponível no site http://www.belisario.net.br e pode ser utilizado gratuitamente. Não há necessidade de cadastro para usar.


Pular para o conteúdo

Política de Privacidade | Política de Cookies