Notícias UNIPAC

Trabalho sobre Ecofeminismo e Sustentabilidade é aprovado no 18º Seminário de História da Cidade e do Urbanismo

O trabalho intitulado “Uma Construção de Cidade Pautada em Gênero: Ecofeminismo e Sustentabilidade” foi aprovado no 18º Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, que aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa, que foi elaborada por Luana Fernandes, discente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unipac Barbacena, em coautoria com a Professora Me. Arq. Helena Gouvêa Rocha Alves e o Professor Dr. Arq. Guilherme Nogueira Ragone, ambos também da Unipac Barbacena, é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC1) aprovado no semestre passado.

O artigo explora a relação entre desigualdade de gênero, problemas urbanísticos e sustentabilidade ambiental. Fundamentado em uma análise das práticas capitalistas e patriarcais que impactam tanto os recursos naturais quanto as relações sociais, o estudo busca apresentar alternativas baseadas nos princípios do ecofeminismo. O trabalho propõe que a transformação das relações urbanas, em um contexto de desigualdade de gênero, pode contribuir para a criação de estruturas e modos de vida mais sustentáveis e inclusivos, valorizando todos os seres vivos, incluindo fauna e flora.

A pesquisa adota a revisão bibliográfica e o estudo de caso da ecovila Jinwar como metodologias principais, destacando a relevância da práxis ecofeminista na construção de novos paradigmas urbanos. O estudo evidencia como as ecovilas, baseadas na liberdade das mulheres e na sustentabilidade, oferecem novas práticas sociais e ecológicas, mostrando que essas comunidades podem representar soluções inovadoras no relacionamento entre sociedade e natureza, especialmente no âmbito do movimento feminista urbano.


Pular para o conteúdo

Política de Privacidade | Política de Cookies