Liga Acadêmica de Reabilitação Oral e Estética (LAROE) promove palestra sobre higiene bucal para alunos da EPCAR

Nessa quarta-feira, 29, a Liga Acadêmica de Reabilitação Oral e Estética (LAROE) do curso de Odontologia realizou a palestra “A Importância da Higiene Oral” para os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). O evento contou com o apoio da coordenação de curso, professor Sérgio Abalém, da Direção Acadêmica e da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Socioeducacional (PRODIS).

A professora e orientadora da LAROE, Roberta Rocha Rezende e os alunos do 9º período, Lara Lopes, Ítalo Pazzuti, Luiz Henrique, Miguel Oliveira e Welton Siqueira, apresentaram dados no Brasil e no mundo acerca da higiene oral. Também abordaram as principais doenças locais, sistêmicas advindas da falta da higienização oral e mostraram instruções de como realizar uma escovação dental correta.

“Escovar os dentes, usar fio dental e enxaguante bucal regularmente ajuda a prevenir a formação de placa bacteriana, cáries e doenças gengivais. A falta de cuidados com a higiene bucal pode levar a problemas mais graves, como inflamações na gengiva, perda de dentes e até mesmo problemas de saúde sistêmicos, como doenças cardíacas e diabetes. Portanto, é importante fazer da higiene oral uma parte regular da rotina diária para manter a saúde bucal e geral em bom estado”, explicou um dos alunos.

Liga Acadêmica de Reabilitação Oral e Estética (LAROE)

A Liga Acadêmica de Reabilitação Oral e Estética é uma entidade com estatuto próprio baseado no Regimento Interno das Ligas Acadêmicas do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, e que tem por objetivo geral: proporcionar capacitação e conhecimento aos acadêmicos de odontologia na área de Reabilitação Oral, bem como desenvolver produções científicas relacionadas ao tema e contribuir para a comunidade através de atividades de educação e prevenção.

São os objetivos específicos:

1) desenvolver atividades práticas e teóricas na área de Reabilitação Oral, abrangendo as disciplinas de Prótese, Dentística e Oclusão;

2) promover palestras, simpósios, seminários, cursos, aulas e jornadas, buscando trazer conhecimento para a comunidade acadêmica e para a população em geral;

3) desenvolver pesquisas, coletas de dados e projetos científicos na área de Reabilitação Oral e Estética;

4) proporcionar atividades de assistência e educação para a população em geral, como ações sociais;

5) promover discussões de casos clínicos, pesquisar e estudar formas de realizar a devolução de estética e função do sorriso.