Pedagogia do Unipac Barbacena promove oficina sobre a arte de contar histórias

No contexto da formação dos futuros profissionais da educação, o Curso de Pedagogia do Unipac Barbacena promoveu, na data de ontem, a oficina denominada “A Arte de Contar Histórias”, tendo como ministrante a professora Maria de Lourdes Amorim.

A proposta está diretamente vinculada à disciplina de Contação de Histórias, que integra a matriz curricular do Curso. A ação é uma forma de integrar as ações do ensino superior com a educação básica, em uma relação dialética em que teoria e prática se articulam para formar profissionais competentes para atuar no contexto escolar.

“Estas iniciativas que oferecem aos estudantes a vivência de práticas escolares possibilitam alunos do curso superior perceberem como a teoria fundamenta a prática e como a prática está alicerçada em saberes científicos. Esta aplicabilidade de saberes fornece aos estudantes da graduação ricos elementos para desenvolver um olhar crítico e criativo sobre os fundamentos pedagógicos que norteiam o fazer pedagógico. A oficina de ontem trouxe todos estes elementos atrelados à exploração da ludicidade, da criatividade e da fantasia próprios do mundo da literatura infantil. Desta forma, os alunos vivenciaram estratégias e recursos sobre como formar futuros leitores através da arte de contar histórias”, comenta o Professor Adriano Nascimento.