Repetindo o feito dos últimos anos, UNIPAC Barbacena leva o selo de “Instituição Socialmente Responsável”

Repetindo o feito dos últimos anos, UNIPAC leva o selo de “Instituição Socialmente Responsável”

O UNIPAC Barbacena levou por mais um ano o selo de “Instituição Socialmente Responsável” concedida por meio da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES). A certificação agracia as instituições que usam da educação para estimular o desenvolvimento social da população, disseminando conhecimento e respeito aos valores culturais da comunidade.

No ano de 2022 a instituição promoveu cinco atividades durante a “Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”. As ações da campanha sempre visam criar um olhar mais atento da população sobre causas urgentes. Os projetos de 2022 foram:

•             3º Passeio Ciclístico “Amigos do Peito – Prevenção é Saúde”:

Atividade promovida em outubro pelos cursos Educação Física, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e Odontologia com a finalidade de conscientizar mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Cerca de 300 ciclistas percorreram um percurso de 40km durante a ação.

•             UNIPAC em movimento, lazer e promoção à saúde:

Durante todo o ano o curso de Educação Física promoveu na academia universitária, situada no Centro Universitário UNIPAC – Campus Barbacena, exercícios físicos como ginástica laboral, jump, pump, ginástica localizada, musculação, step, dança, luta e treinamento funcional. O projeto buscou mobilizar acadêmicos, funcionários e comunidade sobre a importância do exercício físico na busca da qualidade de vida.

•             Digna Mente:

Fisioterapia e Enfermagem se uniram para levar aos idosos atividades que estimulassem lazer, bem-estar e cultura. O objetivo foi extinguir a monotonia do dia a dia e promover um melhor estado mental a este grupo. Além disso, o projeto contou com arrecadação de itens pessoais, artigos de higiene, fraldas geriátricas e leite.

•             Contando e encantando: Novos leitores formando!

Nesta ação, a Pedagogia promoveu uma oficina de contação de histórias para crianças e jovens com a finalidade de estimular o interesse pela leitura. Ainda nesta atividade, alunos da Universidade criaram uma exposição de arte para a comunidade local em referência à Semana de Arte Moderna.

•             Cuida de mim enquanto eu estiver passando: assistência à saúde de crianças e adolescentes em acolhimento:

Os cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia tiveram como objetivo reforçar o incentivo de cuidados com a saúde de crianças e adolescentes que vivem em abrigos, assim como resguardar seus direitos sociais previstos por leis.