Curso de Pedagogia promove oficinas de práticas multidisciplinares na formação do Pedagogo para o mercado de trabalho

Na última quinta-feira, 19, o curso de Pedagogia do Unipac Barbacena, em parceria com profissionais da educação básica, ofertou oficinas práticas que propiciam aos estudantes conhecer o contexto de atuação do pedagogo no mercado de trabalho e refletir sobre quais seriam as melhores ações a serem implementadas em situações do cotidiano. O evento revelou uma parceria do ensino superior com a educação básica em que a teoria alimenta a prática, por sua vez, propicia o desenvolvimento de habilidades e competências (conhecimento científico).

Foram oferecidas três oficinas que foram realizadas de forma simultânea sendo elas:

• “A prática da contação de histórias e seus encantos” – Ministrada por Cléo Magalhães;

• “Musicalização na educação básica: vivências e sensibilidade” – ministrada por Heitor Araújo Pereira;

• “Práticas Inclusivas para alunos com Transtorno do Espectro Autismo”- ministrada por Sâmila Monna Lisa Silva Barbosa.

“O evento foi muito rico para a formação dos pedagogos porque foi ministrado por profissionais de excelência em suas áreas no mercado de trabalho e também porque promove uma estreita integração com a rede básica de ensino. Esta é uma das premissas fundamentais para uma relação dialética entre o ensino superior e a educação básica. Esta parceria busca formar profissionais qualificados para atuarem na educação básica, uma vez que eles têm a possibilidade de trocar vivências e experiências com profissionais que estão em exercício no mercado de trabalho”, comentou o coordenador do curso, professor Adriano Nascimento.