Documentário produzido por egressos do curso de Publicidade do Unipac é exibido durante 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental

O documentário “Eu Conto a Minha História: voz, afeto e liberdade”, criado como produto de Trabalho de Conclusão de Curso de egressos do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena, teve a sua primeira exibição pública ontem, terça-feira (19), durante a abertura da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Prefeitura de Barbacena. O filme foi visto simultaneamente por cerca de 200 pessoas, que estavam no Automóvel Clube e pela transmissão ao vivo da Prefeitura na internet.

O documentário conta histórias de pacientes psiquiátricos de Barbacena que hoje vivem em residências terapêuticas, um modelo de tratamento psiquiátrico moldado em valores que pregam a humanidade e liberdade. A produção do documentário foi feita pelos egressos Ana Cristina Puygcerver Santos, Anna Luiza Rosa Cabral, Marina dos Santos Franco, Pablo Henrique da Costa Silva e Germânio Eustáquio da Silva, que juntos formaram a Agência Experimental 4mation.

Uma das autoras do documentário, Marina Franco, se emocionou ao ver diversos representados no vídeo assistindo ao material pela primeira vez.

“Tivemos a honra de poder reencontrar na Conferência de alguns dos moradores da Residência retratada no documentário. Ver de perto a reação deles em relação ao documentário foi emocionante! Eles adoraram se reconhecer no filme! E ver a reação de todas as pessoas que estavam ali, emocionados e nos aplaudindo foi único. A luta antimanicomial é de todos, e ficamos muito felizes de contribuir de alguma forma com ela”.

A publicitária formada na 19ª turma do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena também explicou os fatores motivacionais da criação do documentário:

“A criação desse documentário foi baseada em muito respeito pelos moradores das residências terapêuticas e também por toda equipe e profissionais que lutam por uma vida mais digna e humana para essas pessoas que já sofreram tanto. A ansiedade era muito grande em mostrar o nosso projeto, pois o objetivo dele não era falar do passado e sim do novo horizonte e expectativas de futuro que as residências proporcionam para quem vive nelas“

Para o orientador do trabalho, o professor Ricardo Rios, a exibição pública do documentário é um retorno à sociedade:

“A execução do tripé ensino-pesquisa-extensão no Ensino Superior é uma das grandes alegrias da docência. O fim maior desse processo é o retorno da nossa produção à sociedade. Este projeto consegue dar voz às pessoas e mostrar à comunidade um lado do tratamento psiquiátrico em Barbacena que muitas pessoas da região não conhecem. Desestigmatizar o paciente psiquiátrico é uma obrigação da Academia e o documentário conseguiu isso de maneira única”.

O professor Felipe Alvim, Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena, observou que a formação multidisciplinar do aluno permite diferentes abordagens na Comunicação:

“Nossos egressos executam no TCC campanhas publicitárias completas para empresas. A Agência 4mation decidiu fazer uma campanha de Marketing Social com foco nas Residências Terapêuticas. Um dos produtos da campanha era o documentário. As diferentes abordagens trazidas pelo TCC evidenciam o caráter multidisciplinar do nosso aluno, que pode fazer campanhas publicitárias, edição audiovisual, filmes e vários produtos da Comunicação, dando ao egresso múltiplas oportunidades profissionais após a formatura”.

O documentário pode ser assistido na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=ib-rf-ZTFbw

O documentário “Eu Conto a Minha História: voz, afeto e liberdade” teve a sua primeira exibição pública durante a abertura da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental