Pesquisa de Iniciação Científica é apresentada em Congresso nos Estados Unidos

O artigo é resultante de um dos projetos de Iniciação Científica PROBIC/UNIPAC

O projeto tratou sobre a cultura do cancelamento

O artigo “When morality meets cancel culture: How Karol Conká became the most hated person in Brazil” (tradução: Quando a Moral encontra a Cultura do Cancelamento: como Karol Conká se transformou na pessoa mais odiada do Brasil), resultante do projeto de Iniciação Científica PROBIC/UNIPAC “A Queda do Olimpo: O Excesso de Exposição como Fator Prejudicial na Imagem Digital das Celebridades Olimpianas”, foi apresentado no congresso CARP, realizado pela Universidade George Mason, dos Estados Unidos.

A professora Jennifer Keohane, que mediou a mesa de apresentação, destacou que o trabalho é muito importante nos estudos da Cultura do Cancelamento. “Este trabalho mostrou na prática o que acontece com quem é cancelado pelo público na internet. Trata-se de uma pesquisa muito importante para o nosso campo de estudos”, destacou.

A aluna bolsista do projeto, Marina Franco, do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena, explicou a importância do trabalho para sua vida profissional. “O trabalho foca em um caso real, de grande ressonância no Brasil, e conseguimos enxergar como as redes sociais afetam de forma efetiva a vida de uma pessoa. Sendo uma profissional em formação, vejo que este tipo de trabalho consegue mesclar teoria e prática de forma única, o que contribuirá muito na minha vida profissional. Foi muito interessante trabalhar com o caso da cantora Karol Conká no Big Brother Brasil para este artigo e poder apresentar o texto no exterior foi extremamente gratificante. Agradeço ao UNIPAC e ao PROBIC por esta oportunidade”.

O orientador do projeto, o professor Ricardo Rios, do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena, pontuou a relevância do trabalho para a Academia. “Colocar a lente em um tema tão em voga na publicidade global, que é a punição do cancelamento nas redes sociais, por meio de um caso relevante no Brasil, chamou a atenção da Academia global neste congresso, que pode ver como o cancelamento funciona dos pontos de vista moral e ético. Só tenho a agradecer ao UNIPAC e ao PROBIC por acreditar neste projeto”.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena, professor Felipe Alvim, afirma que a qualidade acadêmica dos trabalhos feitos no curso ganha relevância no exterior. “Este artigo mostra que a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no curso ganha, cada vez mais, relevância no exterior e permite que nossos alunos gerem conhecimento e produtos para todo o planeta!”.

O que diz o trabalho?

O artigo estuda o impacto da exposição excessiva da imagem de celebridades e como essa exposição afeta negativamente essas celebridades no contexto das redes sociais e em sua vida privada, resultando em um processo de cancelamento nas redes sociais e na esfera pública. Para analisar esse efeito, estudamos o caso de Karol Conká, conhecida rapper brasileira que concorreu na versão brasileira do reality show “Big Brother”, e como foi o impacto de seu cancelamento na rede social Instagram durante sua participação neste programa de TV. Ela se envolveu em várias controvérsias com outros participantes, causando extrema rejeição pública. Na internet, o cancelamento é a destruição de reputações com componentes morais, transformando o alvo dos protestos e do cancelamento como inimigo e gera punição exemplar a quem foi cancelado, sem chances de reparar a imagem de quem foi atacado.

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena

O curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena é considerado o melhor das regiões do Campo das Vertentes e da Zona da Mata, de acordo com a última edição do Ranking de Universidades Folha (RUF), elaborado pelo Jornal Folha de São Paulo. O curso é premiado internacionalmente, possui laboratórios, corpo docente titulado e especializado, além de projetos de pesquisa e produtos reconhecidos em todo o Brasil. Em mais de 20 anos de existência, o curso formou diversos profissionais que se transformaram em referências no país.

O artigo é resultante de um dos projetos de Iniciação Científica PROBIC/UNIPAC
O artigo é resultante do projeto de Iniciação Científica PROBIC/UNIPAC